Pular para o conteúdo principal

VOTOS DADOS A CAPRILES SÃO VOTOS ANTI-CHAVISTAS

“A oposição continua sem ser uma alternativa, sem sintonizar com os setores populares e só recebeu o voto do contra”, analisou o presidente do instituto de pesquisas Hinterlaces. Ele elogiou o processo de amadurecimento sócio-político que existe no país.

Traduzido do sítio da Venezuelana de Televisão - VTV (emissora estatal), de 09/10/2012

Para Oscar Schemel, dirigente do instituto de pesquisas Hinterlaces, os 6 millões 468 mil e 450 votos que obteve o ex-candidato opositor, Henrique Capriles, não são votos de respaldo à oposição, e sim votos anti-chavistas.

Assim o afirmou no programa Toda Venezuela que transmite Venezuelana de Televisão, onde acrescentou que "a oposição continua sem ser uma alternativa, sem sintonizar com os setores populares e só recebeu o voto do contra. Capriles nunca apresentou uma proposta alternativa".

Argumentou que “a arrogância é uma das debilidades da oposição, necessitam humildade para reconhecer, para entender e compreender; outra das debilidades da oposição é haver subestimado, menosprezado e negado o processo de mudanças culturais e sociais no país”.

“O chavismo é hoje uma comunidade emocional, uma identidade de classes e sobretudo uma nova cultura política popular”, analisou Schemel, ao elogiar o processo de amadurecimento sócio-político que existe no país e que, a seu juízo, está crescendo e que tem que ser reconhecido.

Por isso, recomendou à oposição deixar de subestimar e menosprezar o processo de mudança que se está vivendo no país e deixar de ver o povo como um cliente.

Opinou que o modelo de inclusão de Capriles era uma cópia do apresentado pelo governo e argumentou que o ‘pacotão’ (o verdadeiro programa de governo neoliberal que tentou esconder e foi denunciado pelo chavismo), conseguiu colocá-lo como uma ameaça ao modelo de inclusão.

Schemel insistiu na avaliação de que “o voto dado a Capriles não é um voto a favor de uma proposta, de uma nova liderança, é um voto contra uma gestão que se percebe ineficiente, é um voto anti-chavista, portanto a identidade do voto opositor é uma identidade falsa”.

Comentários

LUNA disse…
TÁ NA HORA BRASIL DE FAZER UMA VERDADEIRA MUDANÇA SAIR NO DIA DAS ELEIÇÕES COM A CARA PINTADA E ANULAR O VOTO DIZENDO CHEGA DE MENTIRAS... CHEGA DE ROUBAR NOSSO DINHEIRO,,, CHEGA DE DEIXAR MORRER NOS HOSPITAIS TRABALHADORES DO NOSSO BRASIL... CHEGA DE PREJUDICAR NOSSAS CRIANÇAS COM MATERIAIS DE MA QUALIDADE, EDUCAÇÕES EU QUALIFICAÇÃO, CHEGA DE DENEGRIR A IMAGEM DO NOSSO POVO SEUS CORRUPTOS...MUDA BRASIL.... ANULA SEU VOTO E DIGA NÃO DE VERDADE AS MENTIRAS,,, OU MELHOR PREFIRA PAGAR PARA ARRUMAR SEU TITULO DEPOIS DO QUE VOTAR NA MENTIRA....