"CHÁVEZ, CORAÇÃO DO POVO" (discurso no encerramento da campanha eleitoral)


Reproduzido do portal Aporrea.org

De Caracas (Venezuela) - Eis aí, para quem quiser curtir o clima de entusiasmo e emoção, o discurso do presidente Hugo Chávez, na quinta-feira, dia 4, em Caracas, debaixo de chuva, no encerramento da campanha eleitoral, a três dias da votação deste domingo, dia 7 (objeto de postagens deste blog). Ele disputa sua segunda reeleição, tendo como principal opositor Henrique Capriles, governador do estado de Miranda.

A chuva que caía no momento acentua o fervor do povo venezuelano, sobretudo as camadas mais pobres, pelo líder bolivariano e socialista, dá um clima muito especial. Dia 4/outubro, aqui também é Dia de São Francisco, eles falam aqui no Cordonazo (cordão grande) de San Francisco, referindo-se a que todo dia 4 de outubro cai um pé d'água, que seria o "Cordonazo de San Francisco"... coisas da cultura popular/religiosa.

No início do vídeo há umas breves palavras do jornalista José Vicente Rangel, ex-ministro de Chávez e muito ligado ao "comandante" (no final ele aparece com um pequeno grupo de jovens: são familiares, dentre eles duas filhas e um filho). Depois entra Chávez, canta o Hino Nacional e inicia:

"Chegou a avalanche bolivariana a Caracas e chegou um pau de água, compadre... olhem como está a avenida Bolívar lá, olhem e a avenida México lá e As Forças Armadas (nome de outra avenida) lá e a Lecuna lá, a Baralt, a Urdaneta..." (a manifestação foi programada para sete avenidas, fato citado pela imprensa chavista como inédito no mundo. O título acima é da canção mais cantada durante a campanha).

Comentários