"ESTÃO FELIZES DE FAZER UMA FESTA ENQUANTO HÁ GENTE NEGRA SE AFOGANDO"

David Chalian
David Chalian, agora ex-chefe do escritório de Yahoo

Despedido jornalista de Yahoo que assinalou a insensibilidade dos republicanos diante da emergência vivida por afro-estadunidenses


Por Agências (traduzido de Aporrea.org, postagem de 30/08/2012)


De Flórida (Estados Unidos) - David Chalian, dirigente de Yahoo nos EUA, não se deu conta de que seu microfone estava aberto e fez um comentário sobre o candidato à presidência Mitt Romney. Foi despedido.

Em associação com ABC News, Yahoo! transmitia ao vivo a Convenção Nacional Republicana que estava se desenrolando em Tampa, Flórida, e onde nesta terça-feira, dia 28, Mitt Romney foi consagrado como candidato a presidente dos conservadores.

Antes que começasse a transmissão, Chalian fez a afirmação que lhe custou o seu emprego. Num vídeo se vê Ann e Mitt Romney enquanto se escuta uma conversação em segundo plano, que não é de todo inteligível.

Alguém diz: "Não lhes preocupa em absoluto". Uma voz mais clara, a de Chalian, diz: "Estão felizes de fazer uma festa enquanto há gente negra se afogando".

Chalian se referia à tormenta tropical Isaac, que então era um furacão e tinha chegado naqueles dias a Nova Orleans, em pleno aniversário do Katrina, o meteoro mais mortal da história dos Estados Unidos.

"A declaração de David Chalian foi inadequada e não representa os pontos de vista de Yahoo. Foi despedido imediatamente. Já contactamos com a campanha de Romney, e lhe pedimos desculpas, assim como a seu pessoal, seus seguidores e a todos que se sentirem ofendidos", comentou a representante de Yahoo, Anne Espíritu, num comunicado.

Por seu lado, o agora ex-chefe do escritório de Yahoo assinalou: "Estou profundamente arrependido por haver feito uma piada tão imprópria e irrefletida. Estava comentando sobre o desafio de organizar uma convenção durante um furacão e sobre a ótica da campanha. Pedi desculpas à campanha de Romney, e quero aproveitar esta oportunidade para pedir desculpas publicamente ao governador Romney e sua esposa".


O comentário de Chalian, de qualquer forma, não era uma piada. Era uma realidade.

Comentários