TARIQ ALÍ: “OS ESTADOS UNIDOS NÃO RENUNCIARAM AO SEU ‘QUINTAL’ E PROCURA IMPEDIR A REELEIÇÃO DE CHÁVEZ”


Alí conclamou os venezuelanos a “fazer uma transformação social de maneira tal que logremos incorporar muitíssima gente e que esteja permanentemente envolvida com estas mudanças; porque os ricos sozinhos não podem derrubar este governo, somente quando o povo se divide é que eles podem vencer" (Foto: Arquivo)
Da Agência Venezuelana de Notícias (AVN) – reproduzida de Aporrea.org, de 26/07/2012

Caracas - Os Estados Unidos não renunciaram ao seu "quintal" e utilizam fatores que se opõem à Revolução Bolivariana para ganhar em 7 de outubro, o que representaria uma vitória enorme para o imperialismo, sustentou no último dia 26 o escritor paquistanês de esquerda, Tariq Alí.

Alí exortou os venezuelanos a realizar uma escolha correta nas eleições presidenciais. "Isso é muito importante para nós no mundo inteiro. Não podemos perder a Venezuela".

"Já tentaram derrubar (Hugo) Chávez em várias oportunidades, através dum golpe de Estado, organizando a greve petroleira, através da guerra midiática e até agora fracassaram. Sempre temos vencido democraticamente com o apoio do povo", expressou Alí.

Durante sua participação no programa Toda Venezuela, transmitido por Venezuelana de Televisão (VTV - estatal), Alí chamou o povo a ficar atento e  não pensar que os Estados Unidos renunciaram ao seu “quintal”, mas que apenas estão atuando de maneira diferente.

"Já não estão recorrendo ao golpe militar, como mostra o ocorrido no Paraguai, em Honduras e como o fazem no México durante duas eleições seguidas", assinalou.

Alí explicou que agora os métodos para derrubar governos na América Latina mudaram, "há que ter muito cuidado e seria uma tolice pensar que as vitórias que temos conseguido na Venezuela, Equador e Bolívia são irreversíveis".

Pediu ao povo venezuelano para manter-se muito alerta e unido. "Temos que  fazer uma transformação social de maneira tal que logremos incorporar  muitíssima gente e que esteja permanentemente envolvida com estas mudanças; porque os ricos sozinhos não podem derrubar este governo, somente quando o povo se divide é que eles podem vencer".

Tariq Alí atua como escritor, cineasta e historiador, tem sido um crítico fundamental das políticas dos Estados Unidos e Israel. Em 2010 participou da realização do documentário “Al sur de la frontera” (Ao sul da fronteira), dirigido por Oliver Stone, no qual se faz uma reflexão sobre o papel dos governos de esquerda na América-Latina.

Comentários