A MISSÃO É ENTERRAR OS GOVERNOS REVOLUCIONÁRIOS DA AMÉRICA LATINA



Mark Feierstein, administrador adjunto para América Latina e Caribe da USAID (Foto: Arquivo)
Chefão da USAID confessa financiar opositores em Cuba e Venezuela

De aucalatinoamericano (Reproduzido de Aporrea.org, de 18/06/2012)

Cuba e Venezuela “são dois dos países nos quais continuamos dando um aporte muito importante a grupos cívicos, que estão lutando pelos direitos humanos e pela democracia”, confessou ontem o administrador adjunto para América Latina e Caribe da USAID, Mark Feierstein, sem precisar nenhuma cifra.

A Agência para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos (USAID, na sigla em inglês) mantém um apoio “importante” à “democracia” na região, disse o dirigente, segundo Efe.

“Colocamos muita ênfase nos temas da democracia”, disse Feierstein aos jornalistas.

Em 2002, este chefe regional da USAID, especialista da ingerência, atuou como estrategista na campanha eleitoral do ex-presidente boliviano Gonzalo “Goni” Sánchez de Lozada e seu Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR). “Goni” foi quem ordenou o massacre sangrento que causou a morte de 67 pessoas, e deixou umas 400 feridas quase todas civis, durante a denominada “Guerra do Gás”, em outubro de 2003.
Fugitivo da Justiça boliviana, vive agora nos EUA.

Tão “humanitários” são os ideais de Feierstein que foi sucessivamente nomeado nos anos 90 como “Gerente de Projeto” na Nicarágua, na operação suja realizada pela National Endowment for Democracy (NED), subsidiária da USAID; diretor para América Latina e Caribe do Instituto Democrático Nacional, outro instrumento de ingerência imperial subsidiado pela USAID; e Assessor Especial do Embaixador dos EUA na Organização dos Estados Americanos (OEA).

Comentários