DIRETO, AO VIVO, DA “ESQUINA CALIENTE”: ELEIÇÃO E REVOLUÇÃO NA VENEZUELA


Luis Salazar, comunicador comunitário, comanda o programa "DNA da Notícia" (Fotos: Jadson Oliveira)
No ar, por emissoras de rádio comunitárias: o programa de governo de Chávez, as ameaças de desestabilização, o golpe de Estado no Paraguai, o combate sem tréguas aos inimigos da chamada Revolução Bolivariana

De Caracas (Venezuela) – Luis Salazar, Franklin Borges, Gonzalo Azuaje e Elis Rodriguez, comunicadores comunitários/populares, revezam-se ao microfone na chamada “Esquina Caliente” (a combativa esquina Las Monjas, na Praça Simón Bolívar, centro de Caracas). É o programa “ADN de la Noticia” (DNA da Notícia), todas as quintas-feiras, das 11 às 12 horas da manhã, ao vivo, pela rádio Al Son del 23 (94.7 FM) e pela Rádio Zamora Livre (101.9 FM), que têm audiência em toda Grande Caracas.

Trata-se de uma criação do Coletivo Comunicacional Revolucionário Somos Ambiente e é retransmitido depois pelas rádios Macarao (100.3 FM), Conhecimento Livre (99.5 FM) e Coletivo Radiofônico de Petare (91.5 FM).

Na quinta, dia 12, um dos entrevistados foi Miguel Ugas, diretor do jornal quinzenal “Y Ahora (E agora) – Notícias em Paralelo”. Ele falou do programa de governo apresentado pelo presidente Hugo Chávez (candidato à reeleição em 7 de outubro) para o período 2013-2019, que está sendo discutido em todo o país a partir de mobilização patrocinada pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV). Cinco pontos básicos constam do plano de governo: 1 - manutenção da independência; 2 - construção do socialismo; 3 – fazer uma Venezuela potência; 4 – luta por um mundo multipolar; e 5 – ajudar a salvar o planeta Terra.
Miguel Ugas, diretor do jornal "Y Ahora" (E Agora), fala do plano de governo de Chávez
Este repórter/blogueiro do Evidentemente também participou da programação. Perguntado pelos comunicadores, comentou sobre o papel de vanguarda do movimento bolivariano na América Latina e a importância fundamental que as esquerdas no Brasil atribuem à vitória de Chávez nas eleições venezuelanas. Destacou o nível de mobilização e organização popular observado entre o povo da Venezuela e, especialmente, a notável atuação das centenas de meios de comunicação alternativos e comunitários, que jogam um relevante papel na chamada Revolução Bolivariana, “como mostra este programa de rádio, ao vivo, diretamente daqui da simbólica ‘Esquina Caliente’”. “É uma realidade que contrasta, e muito, com a falta de protagonismo popular na política brasileira”, comparou.

Já num dos programas anteriores, os convidados e chavistas que circulam sempre pela “esquina” abordaram o golpe “parlamentar” no vizinho Paraguai que derrubou o presidente Fernando Lugo. Como disse Salazar em matéria publicada no portal Aporrea.org, no dia 28/junho: “O império não descansa e não para, em seu empenho de recuperar seu domínio sobre as repúblicas do continente, que decidiu, de forma soberana, construir e desenvolver seu próprio destino e forma de vida sem a tutela do império”.

Numa das mais recentes quintas-feiras, o “DNA da Notícia” levantou o tema da campanha de desprestígio encetada pela oposição contra o Conselho Nacional Eleitoral (CNE, o equivalente ao nosso TSE), denunciando supostos favorecimentos a Chávez na disputa eleitoral. Os chavistas defendem o CNE como “árbitro da partida” e argumentam que a oposição sabe que vai perder e se prepara para “cantar a fraude”, buscando desestabilizar o processo democrático.
Independentemente de alguma programação especial, a "Esquina Caliente" está sempre em atividade
Toldo vermelho, bandeiras nacional e do PSUV, o assunto é um só: política, todo mundo ali é chavista
A “Esquina Caliente”, na Praça Bolívar, simboliza a permanente mobilização dos chavistas e o fervor da militância em torno de Chávez, mencionado sempre como “o Comandante”. Em qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana, embaixo e/ou em torno de um toldo vermelho, uma bandeira nacional, outra do PSUV, quase sempre uma TV ligada na estatal Venezolana de Televisión (VTV), quase sempre a voz do presidente no serviço de som, está por ali um grupo de militantes, uns sentados outros de pé.

Ali é vendido o jornal diário estatal Correo del Orinoco por 1 bolívar e ali por perto, pela manhã, é distribuído gratuitamente o outro diário estatal Ciudad CCS, editado pela prefeitura de Libertador (o mais populoso município de Caracas). O assunto por ali é um só: política, ou melhor, exaltação do chavismo e pau no “majunche” (ridículo, coisa sem valor), como é chamado o candidato opositor, Henrique Capriles Radonski, governador (afastado temporariamente) do estado de Miranda.

Comentários