LÍDER DA ESQUERDA GREGA DESTACA QUE AMÉRICA LATINA É UM EXEMPLO LUMINOSO

Reconhece como exemplos Rafael Correa e Hugo Chávez 

Autor:
  Data da publicação:
Alexis Tsipras, segundo a maioria das pesquisas, poderá ganhar as eleições legislativas de 17 de junho próximo.
Crédito: La Nación.com.ar
Caracas, junho 13 - O líder da coalizão de esquerda grega Syriza, Alexis Tsipras, durante uma entrevista a TeleSur, transmitida nesta terça (12) à noite, destacou como ejemplo a Venezuela, como modelo a seguir para deixar para trás o modelo consumista e capitalista que domina atualmente a Europa.

"O exemplo da Venezuela é característico. Hugo Chávez logrou fazer coisas importantes para seu país através de um processo pacífico; logrou nacionalizar as fontes naturais de produção. E o conseguiu, mesmo estando sob permanente choque com grandes interesses", disse e assinalou que por muitos anos Brasil, Argentina, Venezuela, seguiram a mesma receita neoliberal de medidas de choque que aplicaram na Grécia.


Tsipras assegurou que a dívida da Grécia "é uma história velha, nada novo", que veio se acumulando há muito tempo, "que se formou na base de um modelo que se baseou no 'sobreprestamismo'" e no consumismo extremo.


"Ninguém esperava que em 2012, a Grécia estaria na beira de uma crise humanitária... Deixamos atrás dívidas que não podemos pagar... A Grécia não estava pronta para entrar na eurozona. Ainda pagamos dívidas dos Jogos Olímpicos e dos subornos... Todos esses anos de desenvolvimento, os anos um pouco antes e um pouco depois da entrada no Euro não deixaram nenhuma reserva social", disse.


Manifestou que a evolução política, econômica e social da América Latina é um “exemplo luminoso” que levará em conta caso seja eleito Primeiro Ministro da Grécia nas eleições gerais deste domingo. "O presidente Chávez na Venezuela não estaria hoje no poder se seu povo não o tivesse apoiado quando essas forças obscuras fizeram seu golpe de Estado para derrubá-lo. Nós também sabemos que aqui se enfrenta um passado obscuro com um futuro de esperança (...). Nossos opositores maiores não são Samaras (Georgios) e Venizelos (Elefterios), nossos opositores são as forças do poder financeiro do capital bancário”, assinalou.
 
(Traduzido do portal aporrea.org) 

Comentários