Ruas e praças do centro de Caracas ocupadas por militantes chavistas na tarde de segunda, dia 11 |
Seu principal opositor é Henrique Capriles, que se inscreveu no CNE no domingo, dia 10, e fez também uma grande manifestação nas ruas de Caracas (ver postagens anteriores deste blog).
O resumo abaixo foi traduzido de aporrea.org , portal que se apresenta como “comunicação popular para a construção do socialismo do século 21”. As palavras de Chávez estão entre aspas:
1.- Manter a independência nacional: “A Venezuela até uma década atrás era duplamente manietada, dominada. Hoje a Venezuela é politicamente falando um país independente e devemos defender o bem mais precioso que temos conseguido em 13 anos da revolução bolivariana: a independência”.
2.- Aprofundar o socialismo no país: “É projeto original do Libertador Simón Bolívar, dar continuidade à construção do socialismo. Tentemos penetrar na classe média com o discurso, a argumentação e as ideias. No setor C e B também devemos ir com as ideias”.
3.- Converter a Venezuela em potência: “No Socialismo, a Venezuela se posiciona como o país mais feliz da América do Sul. Sob o Capitalismo, teria sido impossível. A propriedade social dos meios de produção a nível da comunidade e do bairro é vital. Com ela converteremos o país numa verdadeira potência no econômico e no social”.
4.- Acabar com a unipolaridade do império: “O quarto objetivo histórico é que a Venezuela siga contribuindo com a construção de um mundo multipolar. O projeto do “majunchismo” (é como os chavistas chamam os opositores, de “majunche”, medíocre) é o capitalismo que nos levaria a um novo caos”.
5.- Contribuir com a salvação do planeta: “Temos que contribuir com a conservação da vida na Terra. É dever do socialismo, do nosso socialismo, contribuir com a salvação do mundo”.
Comentários