AS CINCO METAS DO NOVO PLANO DE GOVERNO DE CHÁVEZ


Ruas e praças do centro de Caracas ocupadas por militantes chavistas na tarde de segunda, dia 11
De Caracas (Venezuela) - Os cinco objetivos do chamado Segundo Plano Socialista da Nação, conforme apresentado pelo presidente Hugo Chávez, na segunda-feira, dia 11, em discurso quando da inscrição de sua candidatura para as eleições de 7 de outubro. O plano de governo, caso ele seja reeleito (é considerado amplamente favorito), é para o período de 2013-2019. Segundo declarou, trata-se de um esboço aberto à discussão entre os partidos políticos e os movimentos sociais. “São vocês, o povo venezuelano, que dará força” ao plano, disse ele. Tal plano foi entregue, no ato de inscrição, ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE, equivalente ao nosso Tribunal Superior Eleitoral/TSE).

Seu principal opositor é Henrique Capriles, que se inscreveu no CNE no domingo, dia 10, e fez também uma grande manifestação nas ruas de Caracas (ver postagens anteriores deste blog).

O resumo abaixo foi traduzido de aporrea.org , portal que se apresenta como “comunicação popular para a construção do socialismo do século 21”. As palavras de Chávez estão entre aspas:

1.- Manter a independência nacional: “A Venezuela até uma década atrás era duplamente manietada, dominada. Hoje a Venezuela é politicamente falando um país independente e devemos defender o bem mais precioso que temos conseguido em 13 anos da revolução bolivariana: a independência”.

2.- Aprofundar o socialismo no país: “É projeto original do Libertador Simón Bolívar, dar continuidade à construção do socialismo. Tentemos penetrar na classe média com o discurso, a argumentação e as ideias. No setor C e B também devemos ir com as ideias”.

3.- Converter a Venezuela em potência: “No Socialismo, a Venezuela se posiciona como o país mais feliz da América do Sul. Sob o Capitalismo, teria sido impossível. A propriedade social dos meios de produção a nível da comunidade e do bairro é vital. Com ela converteremos o país numa verdadeira potência no econômico e no social”.

4.- Acabar com a unipolaridade do império: “O quarto objetivo histórico é que a Venezuela siga contribuindo com a construção de um mundo multipolar. O projeto do “majunchismo” (é como os chavistas chamam os opositores, de “majunche”, medíocre) é o capitalismo que nos levaria a um novo caos”.

5.- Contribuir com a salvação do planeta: “Temos que contribuir com a conservação da vida na Terra. É dever do socialismo, do nosso socialismo, contribuir com a salvação do mundo”.

Comentários