De Salvador (Bahia) - Topei com o Rodrigo em Brotas de Macaúbas, no semi-árido do interior da Bahia (a 590 quilômetros da capital), nos dias 27 e 28 de setembro/2011, quando dos eventos que marcaram os 40 anos do assassinato pela ditadura brasileira do capitão do Exército Carlos Lamarca e seu companheiro de luta José Campos Barreto, o Zequinha. Sobre o assunto este blog publicou várias matérias no período de final de julho/2011 (lançamento do documentário "De Buriti à Pintada - Lamarca e Zequinha na Bahia", de Reizinho Pereira dos Santos) a início de outubro/2011.
O Rodrigo - que depois me passou o Arriagada - estava lá fotografando, um rapaz simpático e atencioso. Se não me equivoco, é de São Paulo. Lhe pedi pra me mandar umas fotos pra ilustrar minhas matérias. Ele me enviou, presumo que muitas, vários "arquivos". Mas não consegui abri-los, essas chateações dessa tecnologia infernal e maravilhosa. Demorei um tempão até que lhe informei do ocorrido. Ele me mandou outras. Publico agora, com muita tardança, uma seleção. Obrigado, Rodrigo. (Para quem queira dar uma olhada em seu trabalho, acesse http://sujao.deviantart.com/).
De Buriti Cristalino, povoado do município de Brotas de Macaúbas onde vivia a família de Zequinho e onde Lamarca viveu escondido no mato seus últimos dias:
Vista do quintal da casa |
De Pintada, povoado do município de Ipupiara (juntinho do limite com Brotas de Macaúbas) onde Lamarca e Zequinha foram mortos:
Uma cruz marca o lugar exato em que Lamarca e Zequinha foram assassinados por um comando de repressores |
De Brotas de Macaúbas, cidade sede do município:
Comentários