FOTOS DE RODRIGO ARRIAGADA NA TERRA DE ZEQUINHA (e Lamarca)


De Salvador (Bahia) - Topei com o Rodrigo em Brotas de Macaúbas, no semi-árido do interior da Bahia (a 590 quilômetros da capital), nos dias 27 e 28 de setembro/2011, quando dos eventos que marcaram os 40 anos do assassinato pela ditadura brasileira do capitão do Exército Carlos Lamarca e seu companheiro de luta José Campos Barreto, o Zequinha. Sobre o assunto este blog publicou várias matérias no período de final de julho/2011 (lançamento do documentário "De Buriti à Pintada - Lamarca e Zequinha na Bahia", de Reizinho Pereira dos Santos) a início de outubro/2011.

O Rodrigo - que depois me passou o Arriagada - estava lá fotografando, um rapaz simpático e atencioso. Se não me equivoco, é de São Paulo. Lhe pedi pra me mandar umas fotos pra ilustrar minhas matérias. Ele me enviou, presumo que muitas, vários "arquivos". Mas não consegui abri-los, essas chateações dessa tecnologia infernal e maravilhosa. Demorei um tempão até que lhe informei do ocorrido. Ele me mandou outras. Publico agora, com muita tardança, uma seleção. Obrigado, Rodrigo. (Para quem queira dar uma olhada em seu trabalho, acesse http://sujao.deviantart.com/).
 
De Buriti Cristalino, povoado do município de Brotas de Macaúbas onde vivia a família de Zequinho e onde Lamarca viveu escondido no mato seus últimos dias:



Este é o bispo Dom Frei Luís Flávio Cappio, da Diocese
da Barra, cuja jurisdição inclui os municípios de Brotas
de Macaúbas e Ipupiara
Casa que era da família de Zequinha: foi doada à Fundação Zequinha Barreto
e será um espaço de memória da luta do povo brasileiro contra a ditadura


Vista do quintal da casa

De Pintada, povoado do município de Ipupiara (juntinho do limite com Brotas de Macaúbas) onde Lamarca e Zequinha foram mortos:

Uma cruz marca o lugar exato em que Lamarca e Zequinha
foram assassinados por um comando de repressores
Santuário dos Mártires, ainda em construção, aparecendo aí este repórter/blogueiro;
a foto veio com o recado do Rodrigo: "É uma coisa meio utópica, mas eu sempre
 gostei de repassar as fotos às pessoas a quem fotografo. Saludos!"

Do Vale da Revolução, no município de Brotas, quase chegando a Buriti:
De Brotas de Macaúbas, cidade sede do município:







Comentários