LAMARCA E ZEQUINHA: CELEBRAÇÃO AOS MÁRTIRES EM BROTAS DE MACAÚBAS (vídeo)




De Seabra (Bahia) - Parte do sermão de Dom Frei Luís Flávio Cappio, da Diocese da Barra (Bahia), da qual fazem parte os municípios de Brotas de Macaúbas e Ipupiara, no semi-árido baiano, a cerca de 600 quilômetros de Salvador. O bispo está celebrando em louvor de alguns mártires do povo brasileiro, vítimas da opressão na região, especialmente o capitão do Exército Carlos Lamarca e seu companheiro de militância política José Campos Barreto (Zequinha), ambos assassinados por um comando repressivo da ditadura brasileira em 17 de setembro de 1971.


A celebração, um dos eventos que marcaram os 40 anos da morte dos dois patriotas visando o resgate da memória e da verdade, foi no domingo, dia 18, em Buriti Cristalino, povoado do município de Brotas onde vivia a família de Zequinha e em cujas proximidades se escondeu Lamarca para fugir da repressão de que era alvo nas grandes cidades.


Note que Dom Luís faz referência a um ato público no Memorial dos Mártires e à exibição de um documentário (trata-se do filme “Do Buriti à Pintada – Lamarca e Zequinha na Bahia”), ambos eventos incluídos na programação do último final de semana, dias 17 e 18, e realizados em Pintada, povoado do município de Ipupiara onde os dois foram localizados e mortos.


(Matérias e fotos sobre a programação dos dois dias em Brotas, Buriti e Pintada serão publicadas nos próximos dias neste blog).


Comentários

HOMENAGEM AOS 6 MÁRTIRES DA DIOCESE DE BARRA BA:
Saudade… é…

… levar dentro do coração
a presença de um ausente querido…
é sentir a emoção
de um amor perdido…
é ter a sensação
daquele abraço sentido…
saudade, é simplesmente,
sentir como permanente,
aquele alguém ausente,
cuja presença se pressente,
é aquele passado,
sempre lembrado,
que queremos de presente
no momento presente…
Esperamos que se apresente,
voltando em caráter permanente…
É um doce sentimento,
lembrado sem lamento,
de um momento de felicidade,
a ser lembrado apenas… com saudade
Que Deus os tenha.
Diretamente do Memorial dos Mártires Pintada BA
Mons.Bertolomeu Gorges
17/09/2011
Atenção Brasil:No dia 17/09/2013 será inaugurado em Pintada de Ipupiara BA o 2º Memorial dos Mártires da America Latina.
A Urna Funeral que contem os restos mortais do Manoel Dias já esta em Viagem.
Mons.Bertolomeu Gorges