GREVISTAS DA PREFEITURA FAZEM PASSEATA



De Salvador (Bahia) - Foi nesta quarta-feira, dia 13/julho. Primeiramente os servidores, em greve por melhorias salariais desde 7 de julho, se concentraram na Rótula do Abacaxi, ponto de grande movimentação de gente e carros (área próxima ao Iguatemi). Depois cantaram o Hino Nacional (vídeo acima) e desfilaram até a Sete Portas. Tomaram toda a pista da Avenida Barros Reis (sentido Rótula/Sete Portas), gritaram seus gritos de guerra - como "os servidores estão na rua, João (referência ao prefeito João Henrique), a culpa é sua" - e causaram um tremendo engarrafamento num momento de grande movimento no trânsito, mais ou menos entre 4 e 6 horas da tarde. 

Participaram em torno de 300 pessoas. Os policiais até que tentaram restringir a passeata à metade da pista para dar vazão ao grande fluxo de carros, mas os líderes grevistas resistiram. Não houve violência e/ou repressão por parte da Polícia Militar. Os PMs se limitaram a acompanhar e controlar o trânsito nos cruzamentos. No fim, ganharam aplausos do pessoal em greve.

Não seria uma faca de dois gumes, isso de parar o trânsito e irritar os que transitam de automóvel ou de ônibus?

Algumas das lideranças sindicais acreditam que pode haver esse risco, mas de qualquer forma eles precisam chamar a atenção da população para o seu movimento, que consideram justo. E, quanto ao incômodo causado na circulação urbana, a culpa deve ser atribuída ao prefeito que, segundo eles, não trata seus servidores com o devido respeito.

Durante a concentração, foi decidida a realização de uma assembleia amanhã, sexta-feira, dia 15, às 15:30 horas, no Ginásio de Esportes dos Bancários (Largo dos Aflitos). Pelo menos até lá a greve está mantida, apesar de decisão judicial considerando-a ilegal e abusiva e da ameaça da prefeitura de cortar o ponto dos faltosos.

(Mais informações em matéria postada neste blog na terça, dia 12/julho)

Fotos da concentração e passeata:

Comentários