CENTRAIS SINDICAIS FAZEM PASSEATA (vídeo)

Adilson Araújo (com o microfone), presidente da CTB-Bahia, entre outros líderes sindicais,
no encerramento da manifestação na Praça Castro Alves

De Salvador (Bahia) - Centrais sindicais fizeram na manhã de ontem, quinta, dia 21/julho, uma passeata do Campo Grande à Praça Castro Alves, área central da capital baiana, dentro da campanha nacional de mobilização que vai desembocar na manifestação programada para o dia 3/agosto em São Paulo. Participaram cerca de 400 pessoas. (O vídeo mostra o desfile na Avenida Sete, nas proximidades da Praça da Piedade).


Cinco centrais estavam representadas por suas lideranças e militantes, com faixas, cartazes e bandeiras: Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST). Formam o chamado Fórum das Centrais-Bahia. A Central Única dos Trabalhadores (CUT), a maior em escala nacional, está fora dessa mobilização, assim como outras de posições mais à esquerda, como a Central Sindical e Popular (CSP/Conlutas) e a Intersindical.


Com a palavra de ordem “Fortalecer a unidade da classe trabalhadora – Menos juros, mais empregos, mais desenvolvimento”, os sindicalistas baianos encerraram a manifestação na Praça Castro Alves, denunciando que estavam sendo impedidos de seguir até a Praça Municipal devido a uma recente medida proibitiva adotada pelo prefeito João Henrique. Várias lideranças discursaram no decorrer do cortejo e na concentração final.


Suas principais reivindicações: redução da jornada de trabalho sem redução do salário, pelo fim do fator previdenciário, regulamentação das terceirizações, reforma agrária e fortalecimento da agricultura familiar e piso salarial de R$ 650,00 na Bahia, dentre outras.

Comentários