DE CONVERSA FIADA PARA CONVERSA AFIADA


Paulo Henrique Amorim falou sobre Domocratização da Mídia e
Marco Regulatório (Fotos: Joana D'Arck)

Por Joana D’Arck (Reproduzido do blog Pilha Pura, de 11/06/2011)


De Salvador (Bahia) - O Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas, aberto ontem, dia 10, à noite, no Hotel Fiesta, bem que poderia levar para o 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em Brasília, nos próximos dias 17, 18 e 19, dentre outras coisas a proposta de retirar do nome do evento esse adjetivo “progressista”, que chegou a ser questionado no primeiro encontro nacional, no ano passado, em São Paulo. Votei pela retirada, por achar esse adjetivo muito identificado com a direita brasileira envergonhada. Fui derrotada, mas volto a insistir. Por que não, "Encontro de Blogueiros Sujos”? (blogs dos chamados “blogueiros progressistas” foram tachados de “sujos” pelo então candidato demotucano José Serra. A partir daí, alguns deles, ironicamente, passaram a se auto-denominar de “sujos”).

O próprio jornalista Paulo Henrique Amorim, um dos membros do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé - entidade que idealizou e promove o encontro nacional -, faz a gente achar que é esse o nome, quando repete inúmeras vezes “encontro de blogueiros sujos”. Foi assim ontem à noite, na palestra de abertura do encontro baiano, quando falou sobre Democratização da Mídia e Marco Regulatório.


O “blogueiro sujo”, ex-global, é responsável pelo site Conversa Afiada, que uma amiga do lado brincou cochichando, chamando de “conversa fiada” (viva o humor! Essa criatura tem cada tirada, algumas impublicáveis (rsrs)... Nem adianta que não vou contar).


No encontro de blogueiros baianos foi anunciada a presença
do ex-presidente Lula na abertura do Encontro Nacional,
nos próximos dias 17, 18 e 19, em Brasília.
 
Sem perder a rebeldia: colegas da recém-criada Secom (ex-Agecom)
se juntam no fundo do auditório
 
Falando sério, Paulo Henrique Amorim tem o mérito de falar sobre coisas de peso, importantíssimas, sem nos cansar, usando o tom descontraído, muitas vezes escrachado mesmo. Mas é enfático quando denuncia a perseguição de políticos, empresários e gente graúda do Poder contra blogueiros que ousam denunciá-los por desmandos e todo tipo de crime, que a gente precisa refletir e se mobilizar para mudar (o próprio palestrante tem 39 processos judiciais nas costas, movidos por gente do tipo Gilmar Mendes, o ex-senador do Demo do Piauí, Heráclito Fortes, e o banqueiro Daniel Dantas).


Amorim frisou especialmente a necessidade de se instituir a banda larga universal e neutra, que atinja os rincões mais distantes do país, como também defendeu uma legislação que proíba a propriedade cruzada de meios de comunicação (as conhecidas redes, em que um só grupo detém o poder sobre televisão, rádio, jornal impresso e sites); e a exploração dos veículos de comunicação por políticos e/ou “laranjas” deles.


(No sábado, dia 11, a programação previa debates com os palestrantes Robinson Almeida, secretário de Comunicação Social da Bahia, Secom; Altamiro Borges, presidente do Centro Barão de Itararé; Sérgio Teles, economista, e Paula Marcondes, jornalista, membros da Rede Liberdade (RJ); Emiliano José, deputado federal do PT-BA e membro da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação; Penildon Silva Filho, professor da Universidade Federal da Bahia; Marcos Dantas, professor de Comunicação da PUC/RJ; e Vicente Aguiar, gestor de Projetos da Colivre, Bahia. Na última plenária, se daria a discussão sobre a Associação de Blogueiros e a Carta de Blogueiros da Bahia).



Comentários

Paulo Soares disse…
Carta dos Blogueiros Progressistas da Bahia
O Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas da Bahia aprovou a Carta dos Blogueiros Progressistas da Bahia, que resume as deliberações do encontro, que também aprovou o documento “Plataforma livre para autonomia da blogosfera brasileira”, como indicação ao II Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas. Também aprovou uma Comissão Organizadora para encaminhar a criação da Associação dos Blogueiros Progressistas da Bahia.


CARTA DOS BLOGUEIROS PROGRESSISTAS DA BAHIA


- Novo marco regulatório legal no país que contemple as transformações da comunicação no Brasil e no mundo.

- Regulamentação dos artigos da Constituição Federal que impedem a concentração dos meios de comunicação, estimulam a produção independente e regional, além de fortalecer o sistema público de comunicação.

- Não utilização de recursos públicos para o aprofundamento da concentração midiática no país.

- Defesa da neutralidade na rede e de plataformas livres de produção e distribuição de informação.

- Universalização da Banda Larga como um direito e um bem público. Apoio à “Campanha Banda Larga, um direito seu”. O Plano Nacional de Banda Larga é uma iniciativa positiva do Governo Federal e um instrumento de inclusão digital, mas necessita aprimoramento para explorar toda a potencialidade da rede mundial de computadores.

- Revisão dos critérios de distribuição das verbas publicitárias dos órgãos públicos. Além dos critérios mercadológicos devem ser considerados mecanismos visando fortalecer a diversidade e a pluralidade. A verba publicitária deve ser usada também para estimular a difusão dos veículos alternativos e dos movimentos sociais. Criação de uma linha de publicidade pública para blogs.

- Estímulo à rádiodifusão comunitária e simplificação de sua regularização.

- Implementação de políticas públicas de incentivo à blogosfera e à diversidade informativa no país.

- Indicação de um representante dos blogueiros progressistas para a representação da mídia digital no Conselho de Comunicação.

- Apoio aos fóruns populares e de movimentos sociais, em especial aos unitários, voltados para a defesa da democratização da mídia.

- Criação da Associação Estadual de Blogueiros Progressistas.

- Realização de Encontro Anual de Blogueiros Progressistas, produtores de conteúdo na internet e participantes de redes sociais.

- Criação de uma Central Nacional de Associações de Blogs Progressistas.

- Os blogueiros progressistas da Bahia e sua associação utilizam, difundem e defendem o uso de plataformas abertas para o desenvolvimento de suas atividades e comunidades na rede mundial de computadores.