"MADRES" NOS 35 ANOS DO GOLPE NA ARGENTINA

As "madres" (de Madres - mães - de Plaza de Mayo) tiveram ampla participação nos atos que marcaram mais um aniversário do golpe militar de 24 de março de 1976 na Argentina. Neste vídeo está apenas uma pequenina mostra de um dos vários eventos que marcaram a semana e culminaram com as manifestações massivas do dia 24, Dia da Memória, da Verdade e da Justiça (voltaremos ao tema em outras postagens). 

Foi gravado no salão da entrada do Espaço Cultural Nossos Filhos (ligado à Associação das "Madres" da Praça de Maio), que fica num dos prédios da ex-Escola de Mecânica da Armada (Marinha), a famosa ESMA, o principal centro clandestino de tortura e extermínio durante a ditadura (1976/1983), hoje Espaço para a Memória e para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.

Enquanto eu gravava, na noite do dia 23, a presidenta da associação, Hebe de Bonafini, lançava no auditório ao lado o livro A Convicção das "Madres" - A Covardia do Inimigo (comecei a gravação no ato de lançamento, mas as imagens ficaram ruins e cortei, porisso no áudio há algumas imprecisões, as quais tento sanar com este esclarecimento e com as fotos abaixo). Antes do lançamento do livro, foram inauguradas fotos do ex-presidente Néstor Kirchner (algumas com sua mulher, a presidenta Cristina) na alameda que dá acesso à entrada do Espaço Cultural.

Hebe de Bonafini (com microfone) durante lançamento do seu livro
A presidenta da Associação das "Madres" junto a uma das fotos de
Néstor Kirchner (ao seu lado, Daniel Roncoroni, que a ajudou na
redação do livro). Legenda parcialmente coberta: "Obrigado
 por nos devolver a Pátria"




Comentários