MOVIMENTO LGBT LUTA PELA CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA

De São Paulo (SP) - O movimento LGBT está lutando pela aprovação do projeto de lei 122/2006, que "pretende tornar crime a discriminação cometida contra lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros (LGBT) ou mesmo heterossexuais, bem como contra pessoas com deficiência e idosos", conforme dizem em panfletos militantes paulistas da causa gay. Esclarecem: "A recente onda de ataques homofóbicos demonstra a necessidade desse projeto de lei, que não fere a liberdade de ninguém, pois não existe um direito de ofender, intimidar, humilhar, discriminar ou destratar outro ser humano por motivo algum".

Os panfletos foram distribuídos durante manifestação realizada no último sábado, dia 19, na Avenida Paulista, em São Paulo, com a presença de cerca de mil pessoas. Participaram a senadora Marta Suplicy (PT-SP) e os deputados federais do PSOL, Ivan Valente (SP) e Jean Wyllys (RJ). Os militantes se concentraram, a partir das 3 horas da tarde, na Praça do Ciclista (cruzamento da Paulista com a Rua da Consolação), onde representantes de entidades fizeram rápidos discursos.

Em seguida, desfilaram pela Paulista até o número 777, local onde recentemente houve uma agressão física contra jovens homossexuais, cometida por jovens de classe média (o motivo, segundo o noticiário, seria simplesmente intolerância, preconceito e discriminação). Aí, houve nova concentração e novos pronunciamentos. (No vídeo acima, o primeiro discurso é sobre a importância de se lutar pela instituição no Brasil do chamado casamento igualitário, tendo sido lembrada sua aprovação pelo Congresso da Argentina, no final do ano passado).   

Seguem fotos da manifestação:

Marta Suplicy entre Jean Wyllys (de óculos escuros, meio encoberto
pelo braço de Marta) e Ivan Valente

Comentários

Joana D'Arck disse…
Nossa, Jadson! Grande cobertura fotográfica.