JOVENS FESTEJAM SEU DIA COM PASSEATA

Ângelo Máximo (Max, o 1º. à dir.) e companheiros do
 Coletivo da Juventude Metalúrgica do ABC
De São Paulo (SP) – Uma alegre manifestação pelo centro da capital paulista marcou na quinta-feira, dia 12, o Dia Internacional da Juventude, data instituída pelas Nações Unidas (ONU). Cerca de 300 jovens se concentraram na Praça do Patriarca e foram se deslocando até a Praça da República (área que está inserida aqui no chamado Centro Velho), com várias paradas pelo caminho para breves discursos dos representantes de diversas entidades, em meio a muitas bandeiras da Central Única dos Trabalhadores (Cut) e do Partido dos Trabalhadores (PT).


Grupo de batucada Aprendizes da Capela
Um grupo de batucada, Aprendizes da Capela, animou todo o percurso. Por que “da Capela”? Mestre Vicente explicou que o pessoal começou a ensaiar atrás de uma igreja, no bairro Teotônio Vilela, Zona Leste, a mais popular da cidade. Agora – disse ele – o grupo desenvolve projetos sociais em benefício da região.


Dentre muitas reivindicações lançadas pelos oradores, destacavam-se “trabalho decente para os jovens”, redução da jornada de trabalho sem redução de salários, transporte gratuito para estudantes, sistema de cotas para alunos da rede pública, indígenas e afrodescendentes e destinação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação.

Bandeira do sindicato dos metatúrgicos de Sococaba e região
A passeata foi organizada pela Juventude da CUT e teve a participação de departamentos juvenis de vários sindicatos metalúrgicos, de entidades estudantis e outros movimentos sociais, como Marcha Mundial das Mulheres, Associação da Parada do Orgulho GLBT (gays e lésbicas), Frente de Luta por Moradia, Juventude do PT e Movimento Cultural Arroz, Feijão, Cinema e Vídeo.

Comentários