Turistando em Tobago



De Porto Espanha (Trinidad e Tobago) – Amiga, passei um final de semana fazendo turismo na cidade de Scarborough, a principal de Tobago, a segunda ilha que compõe com Trinidad este país do Caribe. Na verdade, há várias outras ilhotas, uns montes de terra rochosa (a maioria desabitada, creio), pelas quais passamos de ferry-boat no trajeto de 30 quilômetros entre uma ilha e outra.



Tobago é sempre referida pelas pessoas e folhetos turísticos como tendo praias bonitas, maravilhosas, mas é difícil se usar tais adjetivos quando se conhece as praias do Nordeste brasileiro (meu companheiro de passeio, o colombiano Armando Viveros, também acha mais bonitas as de sua cidade Santa Marta, na costa norte caribenha do estado – departamento – de Magdalena).



Quanto às famosas águas claras, transparentes, tudo bem, minha amiga, uma beleza, mando inclusive uma foto tentanto retratá-las (se não for postada por minha editora, fica contigo como brinde à nossa idílica parceria). Estivemos na praia Mt. Irvine (eles usam assim, abreviatura de “mount”, “mountain”, monte, montanha), conhecida por ser preferida pelos surfistas no período de dezembro a março. Realmente, não parece grande coisa, a faixa de areia é muito estreita e não é alva como dizem. Além disso, tem muita pedra.



Mas curtimos bem, além da praia, a travessia de quase três horas no ferry T&T Express (bem maior, mais veloz e luxuoso do que os ferries de Salvador/Ilha de Itaparica); o giro pela cidade sob o sol e calor desta terra tropical; e, principalmente, a peregrinação pelos bares (parafraseando o amigo Franciel, poderia dizer: “Fui a Tobago e gostei. A cerveja de lá é tão boa quanto a daqui”).



Amiga, você gosta de Geografia? Eu prefiro História, mas vai aí. Trinidad tem 4.800 quilômetros quadrados, enquanto Tobago tem somente 330, mais ou menos o dobro da superfície da nossa Ilha de Itaparica, aí de cara com Salvador, na bela Baía de Todos os Santos. Trinidad fica pertinho da costa nordeste da Venezuela, apenas a 11 quilômetros. Detalhe importante: T&T está fora da rota dos furacões, que costumam açoitar a região do Caribe especialmente entre agosto e novembro.



EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO - Para finalizar esta cartinha turística, vou te falar da melhor coisa que vi nesta cidade de Port of Spain nos dois meses por estas bandas: a gentileza dos motoristas com os pedestres. É realmente um espanto para quem vem de outra cultura como a brasileira (a sulamericana?). Não adianta você parar e esperar para atravessar uma rua, o motorista (lá no lado direito do carro, que estranho!) vai logo parando e, gesticulando, manda você passar. Inclusive nos trechos fora da faixa de pedestre (só vi coisa semelhante no Brasil naquelas pequenas cidades da Serra Gaúcha). Claro que não nas pistas consideradas de velocidade, onde, aliás, o limite é de apenas 50 quilômetros.



Por falar em trânsito, já disse antes que a capital trinidense (uma pequena cidade inserida numa região metropolitana de 600 mil pessoas) tem toda pinta de grande metrópole, incluindo aí os engarrafamentos, um horror!



Beijo, amiga, até mais, nos vemos, see you.



PS: UM POUQUINHO DE REFLEXÃO FILOSÓFICA:


Nada em tua vida tem a ver com o teu merecimento. A religião te enganou.

Comentários

jADSON, O DESBRAVADOR!!!
abraço companheiro. aproveite muito essa viagem maravilhosa pelos cenarios de nossa américa latina!
um grande abraço . muita saudade!!
Jadson disse…
Olá, Jonas, companheiro, como está o frio de Curitiba? Nesta época, ano passado, eu estava por aí... agora, estou aqui neste calorzão. Vamos nos ver qualquer dia desses, espero, abração.
Anônimo disse…
Queria comentar o lance do trânsito. Eu me emocionei muito com a eficiência e educação no trânsito NeoZelandês, deve ser coisa semelhante que sentiu aí. Queria tanto que fôssemos melhor educados para isso, já seria um imenso avanço.

Belo mar, sem dúvida! Saudades, Fabiano.
Jadson disse…
Pois é, Fabiano, para nossos padrões culturais, chega a ser incrível. Nova Zelândia e Trinidad têm em comum a colonização britânica, seria isso um fator determinante? Como será, por exemplo, na Índia?
Abraços.
Unknown disse…
Grande amigo Jadson! Cada vez vc nos surpreende com os locais e as dissertações "in loco" de suas aventuras.
Um grande abraço do amigo
Linhares
Jadson disse…
Linhares, que bom receber sua visita, não me esqueço dos amigos de Manaus, os peladeiros (e cervejeiros) da Força Aérea.
Abração, meu amigo, um dia desses a gente se vê, quem sabe?
Jadson disse…
Linhares, que bom receber sua visita, não me esqueço dos amigos de Manaus, os peladeiros (e cervejeiros) da Força Aérea.
Abração, meu amigo, um dia desses a gente se vê, quem sabe?
Anônimo disse…
Querido compañero!!
que maravilla ese paseo, grandes momentos que pase con tigo y que nunca los voy a sacar de mi cabeza porque fue una de mis mejores experiencias en la vida.
abrazos, Amigo!!
att: Armando Viveros.