Ka'apora'rãga e as mães-da-mata

(história contada por Siriwã Tawató)

Dentro da floresta, cada lugar, cada gruta, tudo é mágico। Ao redor de cada sapopema há um espírito. Os seres que habitam a selva estão por toda parte, olhando, ouvindo, descansando debaixo das árvores ou nos seus galhos. No meio de tanto mato nada aparece, mas o ser humano sabe que seus movimentos estão sendo observados. Todo vegetal tem sua mãe protetora, e nada foge aos olhos da poderosa mãe de todas elas, a senhora Ka'apora'rãga – espírito protetor da floresta.


Ela foi encarregada de cuidar do mundo vegeral। Monãg é seu grande amigo e Anhãga é seu hóspede, assim como todos os seres fantásticos. Entre eles está a Tapirayawara, espírito protetor dos felinos, e Yanauy, espírito protetor dos cachorros. A casa de Ka'apora'rãga é o mundo natural, e todas as entidades naturais precisam dela para sobreviver. Assim, a casa da hospitaleira Ka'apora'rãga é a morada dos Kurupyras, dos Jumas, dos Mapinguarys, dos Waurá-Anhãgas, das visajes, dos bichos visajentos, etc. E todos têm que ajudar a protegê-la e cuidar dela, por isso castigam quem a maltrata. Por gratidão à senhora Ka'apora'rãga são incapazes de derrubar uma árvore de sua morada ou de quebrar um só de seus galhos.


Ka'apora'rãga, por sua vez, além de hospitaleira é bondosa। Monãg aprecia seu trabalho. Ela é o mais amistoso de todos os espíritos, não tem nenhum inimigo natural. Convive bem com todas as entidades, inclusive com Anhãga e seus demônios Waurá-Anhãga. Esses demônios, aliás, são os verdadeiros ajudantes da Ka'apora'rãga e, na verdade, fazem um grande bem à natureza ajugentando aqueles que a depredam.


Certo dia, depois que nós, humanos, fomos criados por Wasiry, Ka'apora'rãga nos disse:
- Vocês estão surgindo agora e são como a menina-dos-olhos de Wasiry. Eu os hospedarei, darei amor aos seus filhos. Vocês poderão usufruir meus bens e extrair de minha casa o alimento para seu sustento. Serão felizes convivendo comigo. Mas o que poderão me dar em troca? Pois bem, vocês poderão me pagar cuidando dos meus animais, das minhas árvores e dos meus minerais.
Ka'apora'rãga quis dizer que os seres humanos deveriam cuidar da natureza porque viveriam nela e dela tirariam seu sustento। Esse foi o acordo que Ka'apora'rãga fez com os nossos avós, mas muitas vezes nos esquecemos de cumpri-lo. E ela nos castiga sempre que ultrapassamos o limite de sua compaixão.



(Conto extraído do livro Murũgawa – Mitos, contos e fábulas do povo Maraguá, de autoria de Yaguarê Yamã, 33 anos, escritor indígena do Amazonas formado em Geografia em São Paulo, cujo nome de branco é Ozias Glória de Oliveira).
Obs। de Jadson: Monãg é o deus do bem, enquanto Anhãga é o deus do mal. Wasiry é filho de Monãg e foi enviado pelo pai para criar todas as coisas e seres da terra, de acordo com as crenças dos Maraguá, povo do alto Amazonas.


Gostei demais, tanto que quis compartilhar com vocês.


Os índios – hoje denominados mais adequadamente povos originários, nome bonito e digno - são (ou eram) os verdadeiros ecologistas, ambientalistas, defensores da natureza, amantes da Terra Mãe। Pena que nós, os ditos civilizados, os tenhamos exterminado (quase), sufocado sua cultura, desprezado sua mitologia. Mas o tempo, quem diria? Depois de 500 anos, eles começam a dar as cartas na região andina. Viva!



Comentários

Smitson disse…
Seabra-Ba, 29/01/2009.
Olá irmão, estou com inveja por não estar em Belém nesta festa de confraternização dos povos irmãos. Pelas imagens rápidas das TVs, fico emocionado com as passeatas, encontros, bandeiras, palavras de ordem. Aproveite bastante e continue sonhando com os novos horizontes traçados com ética, honestidade, ideais e sonhos. Abraços.
Smitson.
norio disse…
Lindo texto ...muita sabedoria .Gratidão !!!
norio disse…
Lindo texto ...muita sabedoria .Gratidão !!!