GABRIELLI: OPOSIÇÃO BRASILEIRA DEVE TER COMO CENTRO A LUTA CONTRA A DESIGUALDADE (FOTOS DE PALESTRA EM SEABRA)


LULA LIVRE: José Sérgio Gabrielli com o grupo de seabrenses no auditório da UNEB
Fazemos um pequeno repique de palavras do nosso palestrante para divulgar imagens do evento no auditório da UNEB/Campus XXIII (Fotos de Smitson Oliveira)

Por Jadson Oliveira – jornalista/blogueiro – editor deste Blog Evidentemente

A luta por um Brasil menos desigual é um dos pontos mais realçados pelo professor José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras, que fez palestras em Seabra (Chapada Diamantina), interior da Bahia, no dia 17 de outubro último, conforme várias matérias já postadas neste blog:



“Temos que manter como o centro de nossas atividades a luta contra a desigualdade, pela redução da pobreza e pela melhoria das condições de vida do nosso povo. Esse é o norte da construção dum novo modelo. Esse norte implica um papel essencial para o Estado, este Estado que está sendo destruído, desmontado pelo Bolsonaro.



Não temos que fazer uma defesa intransigente do que é o atual Estado, mas fazer uma defesa intransigente das concepções de um Estado que seja capaz de colocar a distribuição da renda como a razão fundamental do seu ser, do seu significado, de sua função”.



Gabrielli está muito bem acompanhado na sua avaliação. O ex-presidente Lula, no histórico discurso feito no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no último sábado (dia 9), um dia depois de sair da prisão, deixou claro a importância da luta, na conjuntura atual, contra o aprofundamento da pobreza e da desigualdade.



Na visão de Lula, a única saída para a crise econômica é a distribuição de renda e a geração de empregos.



Palavras da ex-presidenta Dilma, em Buenos Aires, durante recente reunião do Grupo de Puebla: “A questão da desigualdade está em primeiro plano, ainda mais em um país como o Brasil, onde 56% da renda nacional fica nas mãos de 10% da população".

E Alberto Fernández, presidente eleito da Argentina, no mesmo encontro, destacou também a desigualdade como um grande problema a ser resolvido: "Ninguém que se diz progressista, socialista, peronista ou comunista pode viver pacificamente com a desigualdade”.
Seleção de fotos com os participantes que fizeram intervenções durante os debates:
Adair Machado, presidente do PSOL/Seabra
Djalma Novais, o popular Piau, aposentado da Petrobras
Goiano (José Donizette), idealizador do evento, que contou com o apoio e participação da UNEB, IFBA, CES, Projeto Universidade para Todos, Colegiado do Território da Chapada Diamantina, APLB-Sindicato, Levante Popular da Juventude, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e dos dirigentes municipais dos partidos PT, PCdoB e PSOL.
Lauro Roberto (Professor Lauro), vereador do REDE
Adriana Oliveira de Souza, dirigente da APLB-Sindicato
Professor Jorge Rabelo participou dos debates (na foto, expondo seu livro ambientado na Chapada Diamantina/Morro do Pai Inácio)
Professor Henri Dourado Almeida
Maristônia Oliveira (Tânia), dirigente da APLB-Sindicato
Jornalista Edilson Félix
Ludmila Agostinho, do Levante Popular da Juventude
Fernando Monteiro, da direção municipal do PSOL
Mais fotos do encontro no auditório da UNEB, que reuniu em torno de 300 pessoas, a maioria estudantes e professores:
Pintor Pedro Lima, presidente do PT/Seabra; na outra ponta, Jean Mota, diretor da escola de Bebedouro
Leonardo Teixeira, da UNEB, conduziu os trabalhos no plenário, auxiliado por Antônia Araújo, da APLB/Sindicato; atrás, Edilson Félix, na ponta à direita, este repórter Jadson Oliveira 
Na frente: Ludmila, Jadson e Goiano
Atrás, à direita, engenheiro Jorginho Oliveira
Êmille, do Levante Popular da Juventude
Rubia Oliveira e Alberto Souza, velho militante do movimento sindical bancário na década de 1970
Gabrielli posando com participantes da palestra/debate
Com Ana Catarina e Ludmila, do Levante
Com Carol Campos, do PT (à esquerda)
Esta foto é do salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, lotado durante outra palestra de Gabrielli em Seabra, no mesmo dia 17 de outubro, pela manhã 

Comentários