CASALDÁLIGA: UM BISPO CONTRA TODAS AS CERCAS

(Foto: reproduzida da Internet)

Biografia de Dom Pedro Casaldáliga será lançada na próxima quinta-feira, dia 18, às 18:30 horas, no Museu de Arte da Bahia/MAB - Corredor da Vitória.

Por Ícaro Lima – do site Agenda – arte e cultura – UFBA, de 10/07/2019 (o título acima é da edição deste blog)

Um religioso espanhol, radicado no Brasil e conhecido como o “bispo do povo”. É essa história relatada no livro “Um Bispo Contra Todas as Cercas – A vida e as causas de Pedro Casaldáliga”. A obra será lançada no próximo dia 18, no Museu de Arte da Bahia, às 18h30. O encontro será aberto ao público.

A biografia foi escrita pela jornalista e escritora Ana Helena Tavares e narra a vida de Dom Pedro Casaldáliga, espanhol que chegou ao Brasil em 1968 e tornou-se bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, onde vive desde então. Ele dedicou sua vida à luta em favor dos pobres, contra a opressão, a ditadura e a tortura, enfrentando latifundiários que comandavam os assassinatos de indígenas e posseiros naquela região.

A cerimônia é promovida pela Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA, o Grupo Tortura Nunca Mais, a Associação de Advogados e Advogadas Pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) e a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD). Recebe também o apoio das seguintes entidades: Cáritas Brasileira, Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Memorial Marighella Vive, Rede Jubileu Sul Brasil (RJS), Conselho Pastoral de Pescadores ( CPP), Sindicato dos Servidores da Fazenda (SINDISEFAZ) e do Museu de Arte da Bahia.

Na mesma noite, haverá também uma roda de conversa e sessão de autógrafos com Ana Helena Tavares, que também escreve no blog “Quem Tem Medo de Democracia” e autora do livro “O Problema é ter medo do medo – o que o medo da ditadura tem a dizer à democracia”.

Serviço
O que é
: Lançamento do livro “Um Bispo Contra Todas as Cercas – A vida e as causas de Pedro Casaldáliga”
Quando: 18 de julho, às 18h30
Onde: Museu de Arte da Bahia, Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória
Como participar: Aberto ao público

SOFREU REPRESSÃO E CENSURA NA DITADURA
A obra traça sua trajetória com foco nas causas que abraçou, tais como: educação laica, mista e libertadora; Reforma Agrária; erradicação do trabalho escravo; reconhecimento dos direitos dos povos indígenas.
Foram muitas as cercas contra as quais o bispo lutou, notadamente na ditadura militar, quando sofreu repressão, censura e foi quase expulso do Brasil. Mesmo depois disso, continuou ameaçado de morte.
Trata-se da biografia de um homem perseguido. Mas não amargurado. Um poeta que sabe fazer versos com a dor e transformá-la em ação.
(Trecho de matéria do site da Comissão Pastoral da Terra/CPT, de 24/04/2019, quando do lançamento em Goiânia/GO).

Comentários