GOVERNADOR DO PC DO B TEM APROVAÇÃO DE 65% DOS MARANHENSES

Governador Flávio Dino em visita a escola de tempo integral (Foto: Portal Vermelho)
No Maranhão, Flávio Dino fecha ano com popularidade de 65%

Com um dos mais altos índices de pobreza do país, o Maranhão recebeu, com a eleição de Flávio Dino (PCdoB) em 2014, atenção especial de todo o Brasil. Em pouco menos de um ano, a iniciativa do novo governo em promover ações para a superação das desigualdades resultou em avaliações bastante positivas da população quanto à administração pública. Contrastando com o baixo índice de popularidade de outros gestores no país. 
Por Eliz Brandão – reproduzido do Portal Vermelho, de 02/12/2015 (o título principal é deste blog)

É o que revela a pesquisa realizada pelo Instituto Exata. De acordo com o levantamento, a aprovação do governo Flávio Dino chega à casa dos 65% dos entrevistados, maior que o resultado da eleição, quando o então candidato do PCdoB teve 64% dos votos válidos.

Na pesquisa, 30% responderam não aprovar o governo e 5% preferiram não responder.

A pesquisa também avaliou se o governo Dino atingiu as expectativas dos maranhenses. Para 72% dos entrevistados, a administração pública está sendo melhor ou igual ao que esperavam, enquanto que os que dizem estar pior somam-se 22% dos entrevistados. 6% não responderam.

O desempenho pessoal do governador Flávio Dino também foi bem avaliado: 64% dos entrevistados responderam que aprovam, 28% disseram não aprovar. 8% dos entrevistados não responderam.

O levantamento foi realizado em seis regiões do Maranhão. Responderam os questionários 1.400 pessoas. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Imperatriz

O último levantamento sobre o governo Flávio Dino, realizado em julho deste ano, também pelo Instituto Exata, apontou uma aprovação de 82% da população de Imperatriz, segunda maior cidade do estado. 

A aprovação do governo Flávio Dino entre os imperatrizenses é ainda maior que o índice registrado em todo o estado. São oito pontos percentuais a mais que no último levantamento feito pelo Instituto DataM, em junho deste ano. O governo é desaprovado por apenas 12% dos imperatrizenses enquanto 6% não souberam ou não responderam.

Influência nas eleições

A pesquisa realizada pelo Instituto Exata também questionou o eleitor de Imperatriz quanto ao nível de influência do governador sobre as eleições municipais do ano que vem e 46% dos entrevistados responderam que o apoio de Flávio Dino vai influenciar no voto ao candidato à prefeitura da cidade. Apenas 7% disseram o contrário.

Avaliação

Enquanto a maioria dos gestores públicos tem enfrentado um desgaste gerado pela crise político-econômica e amargando baixos índices de popularidade, a administração do governador Flávio Dino no Maranhão contrasta do ambiente político de crise em que vive o país. Este alto grau de popularidade do governo maranhense tem sido atribuído às ações sociais implementadas pelo governo nos municípios que apontavam índices alarmantes de miséria e desigualdade social.

Comentários