segunda-feira, 2 de novembro de 2015

ARIEL GOLDSTEIN: A ELEIÇÃO ARGENTINA REFLETE OS AVANÇOS DA DIREITA NA AMÉRICA LATINA

(Foto: Viomundo)
O marketing do direitista Macri construiu a visão de que ele representa a “nova política” (“Cambiemos” – Mudemos – é o nome de sua coalizão eleitoral). Além disso, ele promete manter as políticas sociais do kirchnerismo, como têm feito as oposições aos governos progressistas no Brasil e Venezuela com Aécio e Capriles.
Por Ariel Goldstein – reproduzido do blog Viomundo – o que você não vê na mídia, de 01/11/2015
As direitas avançam na América Latina. A conjuntura de expansão econômica e apogeu das exportações que consolidou o período dos governos progressistas na região a começos do século XXI têm mudado, e isso já foi comprovável nas eleições do Brasil em 2014, Venezuela em 2013 e agora neste primeiro turno na Argentina.
A questão já é repetida na historia latino-americana, e também aconteceu durante a etapa dos governos populistas clássicos do Juan Perón e do Getúlio Vargas. Quando o período da expansão e distribuição econômica acabou-se, esses processos ficaram debilitados, sendo substituídos por opções da direita.
Além disso, para uma melhor compreensão das eleições presidenciais na Argentina, são necessárias outras reflexões. O resultado da eleição neste primeiro enfrentamento, que deu mais possibilidades ao Mauricio Macri, o candidato da coalizão conservadora (PRO-UCR – Proposta Republicana, partido de Macri, e União Cívica Radical), que ao Daniel Scioli, do peronista Frente para a Vitória (FPV), é uma derrota para todo o kirchnerismo.
As condições para o triunfo em primeiro turno das eleições presidenciais de 2011, onde o kirchnerismo tinha triunfado pelo 54% dos votos, têm se diluído. O kirchnerismo tinha a certeza de que a eleição de um candidato com uma questionável gestão na Provincia de Buenos Aires como o Daniel Scioli daria as condições para ganhar com comodidade, como as pesquisas de opinião vaticinavam.
Contrariamente a isso, pesaram as acusações de corrupção ao governo da Cristina, o caso do fiscal Nisman morto, e a eleição para o governo da Provincia de Buenos Aires de um candidato peronista que tem sido a espada discursiva do kirchnerismo, desgastado por acusações e uma má comunicação com o eleitorado.
Outra questão relevante que tem contribuído para o desenlace foram as contradições na gestão da campanha entre o kirchnerismo mais ligado ao legado da Cristina e as visões mais peronistas tradicionais vinculadas ao Scioli.
A candidata do PRO para o governo de Buenos Aires, Maria Eugenia Vidal, construiu uma polarização com o peronismo tradicional que governa a província desde 1983, desde a questão de gênero, com a narração de uma mulher que confronta os aparatos tradicionais e os homens do poder peronista.
Isso no nível do marketing político foi muito efetivo, e assim é preciso reconhecer a capacidade do guru equatoriano do PRO, Jaime Duran Barba, que construiu essa visão de que o PRO representava a “nova política”, estabelecendo uma diferenciação com Massa e o peronismo tradicional, ao mesmo tempo em que Macri prometia a conservação das políticas sociais do kirchnerismo, como têm feito também as oposições aos governos progressistas no Brasil e Venezuela com Aécio e Capriles.
Fica difícil assim o cenário do segundo turno para o kirchnerismo, com uma tendência que favorece ao Macri. O candidato do Cambiemos (PRO-UCR) vai ter uma cobertura favorável da mídia e tem possibilidades de adesão do terceiro candidato na eleição, Sergio Massa.
O kirchnerismo tem que falar diretamente e fazendo propostas para as classes médias que votaram contra o governo nacional e seu legado em grandes proporções. Scioli vai ter que fazer um discurso mais aberto para buscar os votantes independentes, já que esta nova eleição vai ser uma disputa com o candidato do PRO pelo centro político.
A adoção de um discurso mais aberto pode dar mais competitividade para este segundo turno ao candidato do Frente para a Vitória.

@goldsariel -- Sociólogo, UBA.

Nenhum comentário: