ATÉ QUANDO TEREMOS NO BRASIL FENÔMENOS MIDIÁTICOS COMO OS JUÍZES MORO E GILMAR?

(Foto: Internet)
Enquanto não construirmos uma rede potente de meios de comunicação - públicos, estatais, comunitários -, comprometidos com valores humanistas e democráticos e com interesses nacionais e populares, a direitização da sociedade brasileira vai continuar. 

Por Jadson Oliveira (repórter/blogueiro) - editor do blog Evidentemente - publicado em 28/06/2015 (comentário feito no blog O Cafezinho, na matéria 'Cafezinho e Nassif na Telesur, detonando mentiras da mídia brasileira', postada aqui logo abaixo)

Caro Miguel do Rosário, atente para um DETALHE: o povo brasileiro não tem o direito de assistir os telejornais da Telesur, o povo brasileiro só tem o direito de assistir os telejornais da TV Globo & Cia, os monopólios, os do pensamento único, os da mídia hegemônica. ESTE É O NOSSO GRANDE PROBLEMA - EM QUE DIA VAMOS NOS CONVENCER DISTO E COMEÇAR A LUTAR POR UMA MÍDIA CONTRA-HEGEMÔNICA? Aliás, creio que pouca gente no Brasil sabe o que significa mídia hegemônica e mídia contra-hegemônica. Estamos ferrados, como disse o Requião, os espanhóis têm o Podemos e os brasileiros têm o Nos fodemos. Aliás, assistia com frequência os telejornais da Telesur quando passei uma temporada em Curitiba, em 2009, quando o Requião era governador e peitava bonitinho a mídia hegemônica. Aliás, o companheiro deve saber muito bem o que é uma mídia contra-hegemônica, porque esteve recentemente na Venezuela. Eu aprendi durante os oito meses que passei por lá. Enquanto não construirmos uma rede potente de meios de comunicação - públicos, estatais, comunitários -, comprometidos com valores humanistas e democráticos e com interesses nacionais e populares, a direitização da sociedade brasileira vai continuar e fenômenos jurídicos/midiáticos como os juízes Sérgio Moro e Gilmar Mendes vão continuar brilhando no cenário político, vão continuar direcionando a agenda política do país, rendendo manchetes e mais manchetes, desinformando, deformando, manipulando as mentes e os corações brasileiros. Estamos fodidos, apesar dos esforços de vocês, os blogueiros progressistas (ou "sujos"), os combativos guerrilheiros midiáticos desta fase tão difícil. Estamos verdadeiramente acuados, nós, o governo progressista do PT/Dilma/Lula (progressista, mas nem tanto) e o movimento democrático, popular e de esquerda. E a tal frente - popular, de esquerda, de partidos (de esquerda, centro-esquerda) e movimentos sociais (MST, MTST, etc) - será que vai sair mesmo? Grande abraço, Jadson Oliveira (blog Evidentemente).

Comentários