segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

COLÔMBIA: DIÁLOGOS DE PAZ SÃO RETOMADOS HOJE EM HAVANA



(Foto: Aporrea.org)

Está em discussão nestes dias o quarto item da agenda - a reparação das vítimas do conflito - e, também, o cessar-fogo unilateral decretado pela guerrilha, tema incluído nos debates conforme acerto com o presidente Juan Manuel Santos.

Havana, 2 fev (Prensa Latina) - Representantes das insurgentes Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo (FARC-EP) e do governo deste país retomarão hoje aqui os diálogos que mantêm desde novembro de 2012 para colocarem um ponto final em mais de meio século de conflito armado.

(Ilustração: Agência Prensa Latina)

Este ciclo de conversas de paz - o primeiro de 2015 - será iniciado no contexto do cessar-fogo unilateral indefinido decretado pela organização guerrilheira no último dia 17 de dezembro, com o objetivo de criar um ambiente propício para a obtenção de consensos.

Espera-se que as partes continuem a análise dos direitos das vítimas, para o qual receberão, em data ainda não determinada, o relatório da Comissão histórica do conflito e suas vítimas, criada em agosto passado para investigar a origem e as causas da guerra.

Também analisarão o ponto ligado ao fim do confronto armado, para o qual se apoiarão no trabalho de uma subcomissão técnica, integrada por altos comandos militares de ambas as partes.

Esta equipe examina o cessar-fogo definitivo de hostilidades, que implica o abandono de armas, e definir a situação dos combatentes presos, bem como as garantias de segurança dos guerrilheiros desmobilizados.

Apesar da complexidade dos debates e do cenário político colombiano, os diálogos de paz já possibilitaram acordos parciais em 2013 nos temas de reforma rural e participação política, e em maio de 2014 no ligado aos cultivos ilícitos e ao narcotráfico.

Além dos pontos sobre as vítimas e o fim do conflito, faltam ser definidos os mecanismos de implementação, verificação e referendo de um acordo final.

Nenhum comentário: