COSTA RICA PREPARADA PARA CELEBRAR A III CÚPULA DA CELAC


Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños (Celac)
A luta contra a pobreza e pela inclusão social será tema do encontro dos 33 países que compõem a entidade

Por Agência Venezuelano de Notícias - AVN - reproduzido do portal Aporrea.org, de 10/01/2015

O ministro interino de Relações Exteriores da Costa Rica, Eduardo Trejos Lalli, informou que seu país está preparado para alojar, nos próximos dias 28 e 29 de janeiro, a III Cúpula de Presidentes e Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

A Cúpula terá um orçamento de 4,3 milhões de dólares, e reunirá os 33 Chefes de Estado e de Governo da América Latina e Caribe que compõem a entidade desde dezembro de 2011, quando se realizou a cúpula fundacional em Caracas.

Trejos destacou que a Costa Rica receberá, ademais, a visita de entre 1.500 e 2.000 pessoas pertencentes às delegações, e mais de 400 correspondentes da imprensa internacional, de acordo com a Chancelaria costarriquense.

O chanceler qualificou o encontro como "o evento de maior importância que teve a Costa Rica nos últimos 25 anos".

Continua em espanhol:

La III Cumbre de la Celac prevé tratar la lucha contra la pobreza y la inclusión social, la transparencia y la rendición de cuentas, entre otros temas.

Previo a la instalación de la jornada, Costa Rica acogerá los días 25 y 26 de enero la Reunión de Coordinadores Nacionales de Celac, luego, el 27 de este mes realizará la Reunión de Ministros de Relaciones Exteriores del bloque regional.

Al finalizar la III Cumbre de la Celac, el 29 de enero se hará efectivo el traspaso de la Presidencia Pro Témpore de la instancia de manos de Costa Rica a Ecuador.

La Celac, integrada por 33 países de América Latina y el Caribe, es un mecanismo que tiene como misión impulsar la integración regional y la promoción del desarrollo sostenible (do desenvolvimento sustentável).

Tradução (parcial): Jadson Oliveira

Comentários