![]() |
(Ilustração: Carta Maior) |
Dez grandes companhias abocanham de 60% a 70% das compras de uma família e tornam o Brasil um dos países com maior nível de concentração no mundo.
Talvez passe despercebido àqueles
que vão ao supermercado que um conjunto pequeno de grandes
transnacionais concentra a maior parte das marcas compradas pelos
brasileiros. Dez grandes companhias – entre elas Unilever, Nestlé,
Procter & Gamble, Kraft e Coca-Cola – abocanham de 60% a 70% das
compras de uma família e tornam o Brasil um dos países com maior nível
de concentração no mundo. O que sobra do mercado é disputado por cerca
de 500 empresas menores, regionais.
Quer
um exemplo dessa concentração? Quando um consumidor vai à seção de
higiene pessoal de um estabelecimento comercial e pega nas gôndolas um
aparelho de barbear Gilette, um pacote de absorventes Tampax e um pacote
de fraldas Pampers, ele está comprando três marcas que integram o
portfólio da gigante norte-americana Procter & Gamble – que também é
dona dos produtos Oral-B, para dentes.
O poder da Unilever
Uma
dona de casa vai uma vez por mês ao supermercado fazer as compras para
sua família: ela, o marido e duas crianças. Para a cozinha, ela compra
Knorr, Maizena, suco Ades e a maionese Hellmann’s. Para a limpeza da
casa, sabão em pó Omo e Brilhante. Compra ainda Comfort para lavar a
roupa. Passa na área de cosméticos e pega o desodorante Rexona para seu
marido, e sabonete Lux para ela. Compra pasta de dente Closeup, a marca
preferida da filha.
Para ler mais na Carta Maior:
Comentários
cheap jordans
calvin klein underwear
curry 6
adidas superstar
kobe shoes
ralph lauren uk
offwhite
yeezy boost
air max 2018