HADDAD: "A MÍDIA TRADICIONAL NOS PAUTA COM ASSUNTOS QUE NÃO SÃO IMPORTANTES"

Fernando Haddad (Foto: Marcelo Camargo/ABr)
Prefeito de São Paulo crê em blindagem dos veículos de comunicação sobre ações da prefeitura, como o plano diretor e a renegociação da dívida paulistana com a União

Por SPRESSO SP - O site de São Paulo, de 15/12/2014

Em entrevista ao programa “Gabinete Aberto”, nesta segunda-feira (15), o prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) respondeu perguntas feitas por jornalistas, blogueiros e internautas. O principal assunto foi a pesquisa divulgada no último sábado (13) pelo instituto Vox Populi, que aponta a sua gestão como a menos positiva entre os chefes do Executivo das oito maiores capitais do Brasil.

De acordo com Haddad, a cidade de São Paulo vive um processo difícil de comunicação e interação com a sociedade. “Há uma blindagem muito grande dos veículos de comunicação tradicionais. 

A mídia nos pauta com assuntos que não são importantes. Temas relevantes são secundarizados e verdadeiros feitos da Prefeitura não são de conhecimento de 90% da população”, critica o prefeito.

Haddad relembrou a repercussão da renegociação da dívida de R$ 60 bilhões com a União, oriunda na gestão do então prefeito Celso Pitta. “O fato foi publicado em uma nota de canto do jornal, tratado como um tema irrelevante. Os editoriais dos dois principais jornais foram contra a posição da prefeitura, mas vencemos este debate contra os veículos de comunicação”, garante.

A ação da mídia tradicional trouxe à pauta a necessidade da regulamentação dos veículos de comunicação. “O sucesso de um governo não depende da relação com os meios de comunicação. Isso é uma desculpa esfarrapada. A mediação, em contrapartida, interfere muito. A regulação é uma pauta urgente, mas nosso objetivo no momento é discutir com a sociedade o que ela viveu de ruim no passado e o que ela vai desfrutar no futuro”, entende Haddad.

Restando menos de dois anos para a eleição, Haddad se mostra tranquilo em relação ao legado que vai deixar para a cidade. “A política em São Paulo é muito mais complicada que em outros estados. Todas as mudanças que eu vejo na cidade me dá confiança de perseverar o caminho traçado. No futuro vão se lembrar o plano diretor, da renegociação das dívidas, do PAC, entre outras medidas. Assumi um desafio e vou entregar aquilo que prometi, sendo reeleito ou não”, conclui.

Gabinete Aberto

O GabineteAberto é organizado pela São Paulo Aberta, uma iniciativa da prefeitura de São Paulo em promover um governo mais participativo, transparente, inovador e íntegro. O objetivo é apresentar ao cidadão as ações em todas as áreas da gestão com foco em transparência, participação, integridade e inovação tecnológica que definem um “governo aberto”.

Esta é uma série que já recebeu os secretários de governo, Chico Macena; cultura, Juca Ferreira; Leda Paulani, de planejamento; Rogério Sotilli, de direitos humanos; além da primeira-dama, Ana Estela Haddad; entre outros.

Comentários