ELEIÇÕES BRASIL 2014: NO TRACKING DO PT, DILMA ABRE FRENTE DE 6 PONTOS


(Foto: Página/12)
Isso não quer dizer nem de longe que a eleição está definida. Até porque ainda há o debate da Globo e não se pode desprezar a capacidade que um evento que vai ser assistido por 20% a 30% da população possa vir a ter na definição do voto.

Por Renato Rovai, no Portal Fórum/Blog do Rovai, de 22/10/2014 às 13:00, com o título "No tracking do PT, o jacaré abriu a boca" (o título acima é deste blog)

O tracking do PT apontou durante todo este segundo turno uma disputa cabeça a cabeça entre Dilma e Aécio. Desde o começo da semana passada, porém, Dilma passou a liderar e não perdeu mais essa posição. No de ontem, porém, ela abriu. Fechou com 47% e Aécio 41′%. A diferença passou a ser de 6 pontos nos votos totais, o que já permite dizer que a eleição teria saído do empate técnico.

Foi após o primeiro debate da Band que Dilma iniciou sua recuperação. Até aquele momento ela estava atrás de Aécio e perdia por 30 pontos em São Paulo, 56% a 26%. A diferença atual no estado é de aproximadamente 20%. Ou seja, só em São Paulo Aécio teria perdido uns 2 milhões de votos.

O debate da Band foi importante para mostrar que o tucano que esbravejava contra a petista tinha telhado de vidro. Foi ali que Dilma o questionou, entre outras coisas, pelo fato de Minas não ter cumprido o mínimo exigido por lei na área de saúde e que apresentou casos de nepotismo em seu governo.

No debate do SBT, no qual muitos colunistas avaliaram que Aécio tinha ido melhor, a campanha da petista encontrou um caminho para disputar os indecisos. Ou mais precisamente, as indecisas. Por ter chamado Dilma várias vezes de leviana e mentirosa, Aécio saiu chamuscado entre o eleitorado feminino, principalmente de classe C, D e E. E é exatamente neste segmento que Dilma tem crescido mais.

Isso não quer dizer nem de longe que a eleição está definida.

Até porque ainda há o debate da Globo e não se pode desprezar a capacidade que um evento que vai ser assistido por 20% a 30% da população possa vir a ter na definição do voto.

O debate da Globo no primeiro turno foi fundamental para a arrancada final de Aécio e a derrota de Marina. No dia do debate este blogueiro escreveu que a candidata do PSB errara e que isso deveria lhe custar a vaga no segundo turno.

E a campanha de Aécio vai jogar todas as fichas neste evento a partir de agora.

E este blogueiro tem um pressentimento voraz que lhe diz que Aécio vai contar com a capa da Veja para lhe ajudar na tarefa. A edição da revista provavelmente será antecipada e estará nas bancas na sexta à tarde.

Se isso vier a se confirmar, Aécio provavelmente adotará a mesma tática black bloc do debate do SBT. E Dilma terá de treinar muito o seu Aikido para não errar nos contragolpes. A briga de rua neste momento não interessa nem a Aécio, mas como ele sabe que tem que tirar votos de Dilma, pode ir para o tudo ou nada.

É amigos, a eleição é no domingo e mesmo com o tal do jacaré tendo abrido um pouco a boca, ela ainda está longe de terminar.

Comentários