ELEIÇÕES BRASIL 2014: LULA DIZ QUE SERÁ MAIS FÁCIL PARA DILMA ENFRENTAR AÉCIO - POR RICARDO NOBLAT

Lula e Rui Falcão (Foto: Internet)
Por Ricardo Noblat, no seu blog, de 04/10/2014


Há poucas horas, durante uma conversa em São Paulo com Rui Falcão, presidente do PT, Lula discordou dele.

Rui havia dito que o melhor para Dilma seria enfrentar Marina ao invés de Aécio. Marina chegará ao dia da eleição perdendo pontos nas pesquisas de intenção de voto. Aécio chegará ganhando. Com mais vigor e moral.

Marina não tem estrutura partidária, lembrou Rui. Aécio tem. O marketing de Marina é inferior ao de Aécio. A capacidade de Aécio de arrecadar dinheiro para a campanha é maior que a de Marina.

Lula confrontou o raciocínio de Rui com dois argumentos. O primeiro: o PT tem larga experiência de combate contra o PSDB. A campanha para derrotar Aécio está pronta. Não foi usada no primeiro turno porque o adversário mais forte passou a ser Marina.

O segundo argumento: no imaginário das pessoas, Marina é a mudança. Ou representou a mudança enquanto durou. Aécio, no máximo, é um candidato de oposição.

É mais fácil encarar um candidato de oposição do que um candidato de mudança. Algo como 72% dos brasileiros querem mudança.

Rui acabou a conversa concordando com Lula. Ou por ter se convencido de que ele tinha razão ou simplesmente por elegância.

Comentários