COLÔMBIA: MÍDIA POPULAR DISCUTE A LUTA CONTRA MONOPÓLIOS DA COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA




(Foto: Nodal)
“Comunicação popular como alternativa à concentração da informação na Colômbia e Nossa América” é o eixo da convocação do Foro Público, a realizar-se neste final de semana em Bogotá.

Do portal Nodal – Notícias da América Latina e Caribe, de 19/09/2014

“Comunicação popular como alternativa à concentração da informação na Colômbia e Nossa América” é o eixo da convocação do Foro Público, organizado pela Agência de Comunicação dos Povos Colômbia Informa, a realizar-se neste final de semana em Bogotá.

O evento, auspiciado pela Fundação Rosa Luxemburgo, contará com a participação de representantes de meios de comunicação de Cuba, Venezuela, Argentina, Peru e Colômbia. Será realizado durante os dias de sábado (20) e domingo (21) na sede do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sistema Agro-alimentar (Sinaltrainal) de Bogotá, na Carrera 15 n°35-18.

O Foro será iniciado às 9 horas do sábado. Após a abertura, teremos o primeiro painel, denominado “Comunicação popular e processos de mudança na América Latina. Força e limitações dos meios alternativos e populares”.

Pela tarde terá lugar o segundo painel que abordará “O papel dos meios de comunicação na América Latina. Possibilidades e limites dos processos a partir do Estado”.

Os convidados internacionais transmitirão sua visão dos veículos que representam: ALBA TV e Comunicação das Comunas, da Venezuela; Centro Martin Luther King, de Cuba; Periódico (jornal) Marcha – Frente Popular Darío Santillán, da Argentina; Revista Mariátegui, do Peru.

Complementarão as exposições sobre comunicadores e trabalhadoras de imprensa dos meios de comunicação nacionais, como o jornal Trochando Sin Fronteras, Contagio Radio, Canal Capital e Colômbia Informa.

A partir dos debates, a previsão é que surjam propostas para avançar rumo a uma maior “integração popular da Nossa América” em relação aos processos comunicacionais, tal como se propõe na Assembleia Constitutiva do Capítulo Colômbia da ALBA dos Movimentos Sociais, realizada dias atrás.

Tradução: Jadson Oliveira

Comentários