CHILE: ACHADOS RESTOS HUMANOS AO LADO DE UM QUARTEL



Manuel Contreras dirigia a escola militar que fica perto do local onde foram encontrados restos humanos (Foto: AFP/Página/12)
Poderiam pertencer a detidos-desaparecidos durante a ditadura chilena: o regimento era dirigido em 1973 pelo então coronel Manuel Contreras, que utilizou suas instalações para conceber e criar o Departamento de Inteligência Nacional (DINA), a polícia secreta de Pinochet.

Por Christian Palma, de Santiago – do jornal argentino Página/12, edição de hoje, dia 2

Uma equipe multidisciplinar formada por antropólogos, fotógrafos forenses e arqueólogos do Serviço Médico Legal (SML), e pessoal da Brigada de Direitos Humanos e do Laboratório de Criminalística da Polícia de Investigações (PDI) se encontram trabalhando em cinco fossas – de uns dois metros de profundidade – depois de terem sido encontrados diversos restos humanos num terreno localizado nas cercanias do Regimento Tejas Verdes, na comuna de Santo Domingo, Região de Valparaíso, a uns 120 quilômetros de Santiago.

Os especialistas também buscam cápsulas de balas ou outros objetos que possam servir para determinar a data da morte dos corpos achados, enquanto se espera a confirmação científica que se realizará em laboratórios dos Estados Unidos.

“Não sabemos ainda se são restos arqueológicos ou se são vítimas da ditadura civil-militar, mas é uma demonstração de que este não é um tema do passado, é um tema do presente e que tem a ver com a busca da verdade e da justiça”, declarou à imprensa local o diretor do SML, Patricio Bustos, após confirmar o achado.

“São restos humanos, embora não se tenha ainda precisado a data”, agregou Bustos na rádio Cooperativa, esclarecendo que os ossos “correspondem a várias pessoas”.

Segundo fontes judiciais, as escavações começaram na última segunda-feira, a uns 10 quilômetros ao sul da localidade de Santo Domingo, por ordem da juíza especial Marianela Cifuentes, que tem a seu encargo a investigação do caso conhecido como Tejas Verdes, nome de um recinto militar que abrigava a Escola de Engenheiros do exército. Conforme transpirou, as ossadas apareceram durante trabalhos na rede de água potável da urbanização Las Brisas, que se constrói no setor e que antigamente correspondia a uma fazenda do mesmo nome.

Agências de notícias indicaram que a escola era dirigida em 1973 pelo então coronel Manuel Contreras, que utilizou suas instalações para conceber e criar o Departamento (la Dirección) de Inteligência Nacional (DINA), a polícia secreta do ditador Augusto Pinochet. Além de formar os agentes, a escola foi utilizada como centro de torturas a prisioneiros políticos.

Continua em espanhol:

Conocida la noticia, la presidenta de la Agrupación de Familiares de Detenidos-Desaparecidos (AFDD), Lorena Pizarro, instó a la calma. Recordó que en diferentes ocasiones se han anunciado hallazgos (achados) similares y que al final de los análisis no se han logrado resultados positivos para los familiares. “Ha sido una tortura permanente”, dijo la dirigente en radios locales.

Durante la dictadura de Augusto Pinochet (1973-1990), unos 3.200 chilenos murieron a manos de agentes del Estado, de los que 1.192 figuran aún como detenidos-desaparecidos, según cifras oficiales.

Manuel Contreras, el fundador y jefe de la DINA, se encuentra en prisión, convicto de penas que suman casi 400 años de prisión, tras ser condenado en decenas de casos de violaciones de los derechos humanos, junto a otros mandos que formaron parte de la dirección del organismo represivo.

En este escenario, el comandante en jefe del ejército, Humberto Oviedo, aseguró que conoció la noticia por la prensa, al tiempo que descartó que se trate de terrenos que permanecieron al ejército. Además aseguró que como institución están dispuestos a colaborar en las investigaciones de la Justicia.

Por otra parte, el máximo jefe militar indicó que no conoce de ningún pacto de silencio en el interior del ejército, lo que consideraría lamentable si así fuera. También señaló que el ejército no participa en la defensa de ex uniformados en retiro (de ex-militares reformados) que estén imputados por delitos que atenten contra los derechos humanos.

Tradução (parcial): Jadson Oliveira

Comentários