terça-feira, 6 de maio de 2014

VENEZUELA MOSTRARÁ AS CONQUISTAS NO COMBATE À FOME EM CONFERÊNCIA DA FAO



O Ministério da Alimentação apresentará a experiência com as redes de distribuição de alimentos Mercal e PDVAL (Foto: YKVE/Telesur)
De acordo com cifras aportadas pela FAO em 2013, em 1990 e 1992 na Venezuela 13,5% da população vivia em condições de pobreza extrema, enquanto que entre 2007 e 2012 esta cifra baixou para 5%.

Do site da TV Telesur (Telesul), de 05/05/2014

No ano passado, a FAO (órgão das Nações Unidas para cuidar da luta contra a fome no mundo) outorgou um reconhecimento à Venezuela por cumprir a meta de erradicar a fome, proposta pela Cúpula Mundial sobre a Alimentação em 1996. O governo revolucionário cumpriu o objetivo e reduziu a percentagem da população com fome para 5%.

O Ministério para a Alimentação, em representação da Venezuela, viajará esta quarta-feira ao Chile para participar duma conferência para erradicar a fome convocada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO, sua sigla em inglês), conforme informou o vice-presidente para a Área Social, Héctor Rodríguez.

No evento que durará até quinta-feira, a representação venezuelana mostrará as conquistas obtidas no setor alcançados com o Programa de Alimentação Escolar (PAE), e as redes nacionais de distribuição de alimentos.

"Somos membros ativos nesta dinâmica, ademais coordenamos toda a área social da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). Portanto, a Venezuela vai participar a partir da sua coordenação dos temas sociais da Celac e a partir também da experiência venezuelana", assinalou Rodríguez, depois de explicar que serão expostas as conquistas da rede Mercal e PDVAL (estatais encarregadas da venda de alimentos a preços subsidiados) durante os 15 anos de revolução no país sul-americano.

Continua em espanhol:

El año pasado, la FAO otorgó un reconocimiento a Venezuela por cumplir la meta de erradicar el hambre (a fome), propuesta por la Cumbre Mundial sobre la Alimentación en 1996, y cuyo objetivo era reducir a la mitad el número de personas desnutridas en cada país antes de 2015.

De acuerdo con cifras aportadas por la FAO en 2013, en 1990 y 1992 en Venezuela 13,5 por ciento de la población vivía en condiciones de pobreza extrema que no le permitían obtener las tres comidas (as três refeições diárias); mientras (enquanto) que entre 2007 y 2012 esta cifra se ubicó en (ficou em) apenas 5 por ciento, debido a las políticas alimentarias impulsadas por el Comandante Hugo Chávez.

En el foro también participará el Ministerio peruano de Agricultura y Riego (Minagri), que al igual que Venezuela, llevará a los 33 países de la Conferencia Regional de la FAO, los logros (as conquistas) de la nación andina para combatir la pobreza y el hambre. Durante el encuentro, los funcionarios abordarán acciones para erradicar el hambre antes del 2025.

Tradução: Jadson Oliveira

Nenhum comentário: