LULA SOBRE O MENSALÃO: “A IMPRENSA CONSTRUIU A HISTÓRIA DESSE JULGAMENTO E SÓ O TEMPO IRÁ MOSTRAR”




Lula com os blogueiros em SP (Foto: Ricardo Stuckert, Instituto Lula)
Trechos extraídos de duas matérias – uma no blog Viomundo (por Terra) e outra no portal Carta Maior (por Marco Aurélio Weissheimer) – sobre entrevista coletiva concedida a blogueiros por Lula hoje, terça-feira, em SP

Durante o evento (entrevista de Lula a blogueiros em SP, nesta terça), em que foram abordadas diversas questões sobre a política contemporânea, Lula também abordou o julgamento da Ação Penal 470.

“Eu espero que o PT tenha aprendido a lição do que significou a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do mensalão. Essa CPI deixou marcas profundas nas entranhas do PT. Se o PT tivesse feito um debate político quando deveria, e não ficasse esperando um debate jurídico, a história seria outra. Vocês sabem que a imprensa construiu a historia desse julgamento e só o tempo irá mostrar”, disse o ex-presidente.

Lula questiona até hoje o início das investigações que resultaram no processo do mensalão. “Penso como é possível uma CPI que começou a investigar R$ 3 mil reais, em uma empresa pública comandada pelo PMDB, investigou gente do PDT e acabou no PT”, falou o ex-presidente, ao se referir à CPI dos Correios, origem do escândalo do Mensalão.

Pede fim da “boataria” sobre o “volta Lula”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu o fim da “boataria” sobre sua possível candidatura à presidência da República nas eleições deste ano. Em evento com blogueiros em São Paulo nesta terça-feira, Lula descartou a hipótese de se lançar como candidato e endossou seu apoio a Dilma Rousseff.

“Não sou candidato. Gostaria que vocês contribuíssem para acabar com essa boataria. A Dilma é a minha candidata”, afirmou o ex-mandatário antes do início de entrevista com os presentes no evento.

Não tem divergência com Dilma

O ex-presidente também se adiantou em assegurar que não tem divergências com a presidente Dilma. “Tem que ter cuidado para não dar palpite para quem está governando”, afirmou. “Eu disse um dia que se houvesse divergência entre a Dilma e mim, ela estaria certa, e acabaria a divergência”, acrescentou.

Sobre a Petrobras, propósitos eleitorais

Sobre a Petrobras, Lula citou que, em 2009, “se levantou uma CPI contra a Petrobras”. De acordo com o petista, o Tribunal de Contas da União sempre esteve dentro da empresa e que tudo será investigado. “Esse caso de Pasadena já foi para o TCU, já foi para o Senado, voltou outra vez possivelmente porque algumas das pessoas que estão ansiosas por uma CPI trabalham com a o enfraquecimento da Petrobras. Que brasileiro se interessa pelo enfraquecimento da Petrobras?”

Para Lula, a questão de Pasadena é usada com propósito eleitoral por membros da oposição. “A gente vê oposição que nunca quis CPI, agora tentando tirar proveito de seis meses de campanha”, concluiu.

Constituinte Exclusiva para a Reforma Política

Acho que a principal reforma que o Brasil precisa é a Reforma Política. E estou convencido que esse Congresso não a fará. É muito difícil que as pessoas aceitem mudar o seu próprio status quo. Então, sou favorável a uma Constituinte Exclusiva para fazer a Reforma Política. Não tem outro jeito.

Copa do Mundo: um encontro de civilizações

Eu sei do orgulho que foi a conquista da Copa do Mundo e das Olimpíadas para o Brasil. Houve poucas coisas que emocionaram mais o povo brasileiro do que quando foi anunciada a vitória do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas. Como transformar isso em uma derrota, em algo ruim para o país. O dinheiro usado para a construção de estádios não é dinheiro do orçamento, não foi desviado da saúde ou da educação para este fim. E temos muitas obras de infraestrutura, como a ampliação e modernização de aeroportos, que ficarão como legado para o país. 

A Copa do Mundo no Brasil é muito mais do que dinheiro. Ela é um encontro de civilizações em torno do esporte. Querer anular tudo isso é falta de auto-estima. Deus queira que a gente ganhe. Se tiver uma final entre Brasil e Argentina será maravilhoso.

Foram abordados ainda outros assuntos. Deixo os links para quem quiser ler as duas matérias:


Comentários