TV GLOBO: A QUEDA CONSTANTE DA AUDIÊNCIA DAS NOVELAS




(Foto: Internet)
Por Nelson de Sá, na Folha de S.Paulo, com o título O transatlântico (reproduzido de Luis Nassif Online, de 05/02/2014)

Apesar de toda a estridência on-line, de que também participei, o último capítulo na novela das nove, com o beijo entre dois homens, não passou de 44 pontos – contra 46 na anterior, considerada um fracasso, e 52 na anterior à anterior.

Ano após ano, a audiência só faz cair, de forma generalizada. "Globo encerra 2013 com pior audiência da história."

Também ano após ano, a receita só faz crescer. "A Globo fechou 2013 com faturamento de R$ 14 bilhões, crescimento de 9% sobre o ano anterior."

O fenômeno já foi explorado dois anos atrás, aqui
Comentário de um executivo do setor, ouvido meses depois: O ideal seria uma total reformulação das relações do mercado publicitário.

*

Abrindo a programação de 2014 na mesma direção, ontem veio "a pior estreia de novela das nove da história".

E o horário das 21h, como se sabe, é agora a última trincheira, diante do resultado fraco que se espalha por todo o resto, das manhãs às noites de semana, avançando pelos domingos.

Vale anotar, ainda que só para a história, o alerta ouvido de outro executivo do setor, semanas atrás: No passado, a Globo tinha massa crítica para suportar [queda de audiência]. Agora não tem. Não tem carne, vai doer no osso.

Para usar outra imagem dele, está se aproximando o ponto em que o transatlântico vai parar sozinho. 

Comentários

Ester disse…
Ninguém ainda se ligou nisso é? O que fazia; a gente ficar ligado na tv, nas novelas, fossem elas boas ou ruins, na real, eram os filmes que vinham depois dessa programação, mas como não se vê mais filmes na grade, não há porque ficar ligado, esperando. Então acabamos vazando... pra bater papo no Facebook ou colocando um filmaço pra assistir. Garanto, opção bem melhor e dá ainda, pra dormir no horário adequado!!!