REALIDADE BRASILEIRA: POR QUE PESSOAS DA CLASSE MÉDIA ODEIAM TANTO O PT?



Médico cubano Juan Delgado é vaiado por colegas ao chegar no Ceará: exemplo recente do ódio de gente da classe média a tudo que cheire a pobre (Foto: Internet)
Só uma certeza me assalta nesta questão: a maioria da gente de classe média que odeia o PT, e/ou o Lula, o faz devido às suas qualidades e não devido aos seus defeitos.

De Salvador (Bahia) – Minha amiga, quanto tempo! Como estás? Te escrevo esta cartinha para desabafar sobre um tema que me intriga há muito tempo. É este aí que está anunciado acima. Já viu, né? Vou te falar teimosamente de política, embora esteja careca de saber que você vive cada dia mais odiando o que se costuma chamar de política.

Não sei se tenho competência para responder tal pergunta, mas pelo menos uma coisa possa garantir: a maioria das pessoas de classe média que anda vomitando ódio contra o PT, e/ou o Lula, o faz por causa de suas qualidades e não por causa de seus defeitos.

Já te disse isso algumas vezes – e você sabe o monte de críticas que tenho contra o PT/Lula (ou o lulismo, porque o PT sem Lula é quase nada) -, mas agora, com sua vênia, pretendo tentar desenvolver a coisa o melhor que eu possa.

Portanto, é por causa, por exemplo, do programa Bolsa Família que essa gente tem raiva do PT. Como é que pode dar dinheiro de mão beijada, mesmo sendo pouco, a 13 milhões de famílias (umas 50 milhões de pessoas), tudo gente preguiçosa, ignorante e incapaz? Comprando voto dos pobres com o dinheiro dos impostos que eu e você pagamos!?

Eles se mordem também por causa das cotas dos negros nas universidades e em outros acessos a uma vida mais digna, porque acham pouco os 350 anos de escravidão legalizada e mais uns 100 anos de discriminação e marginalização, tudo visto como coisas banais da vida brasileira. Como é penoso para eles sentarem junto com negros “fedorentos e analfabetos” nos bancos acadêmicos!
Genoíno e Dirceu simbolizam a resistência ao serem presos: pagam o pato pelo ódio destilado através da mídia hegemônica (Foto: Internet)
Ódio também pelo programa “Mais médicos”, que traz cubanos para cuidar de pobres nos cafundós do país, onde não querem clinicar os nossos doutores da elite. Aonde já se viu médicas negras, parecendo domésticas, se enfurnando nas brenhas, sem se importarem com os salários, dedicando-se a uma ação humanitária e internacionalista? É o fim do mundo!

E a tal “integração soberana” com a América Latina, como dizem esses desgraçados blogueiros que se chamam “progressistas”, mas que são uns “chavistas bolivarianos” de merda. Como podem querer dar as costas para a verdadeira civilização cristã ocidental da Europa e dos Estados Unidos?

E pobre viajando de avião, entupindo os aeroportos, quem agüenta? E fazendo concurso? E a política especial de valorização do salário mínimo? E os empregos cada vez mais abundantes? E o aumento da renda dos trabalhadores? E o tal do Luz para Todos? E o Minha Casa Minha Vida? E crédito facilitado pra tudo que é merda, geladeira, TV, armários, móveis, microondas, computador? Até computador!

Onde está o mérito dessa gente pobre, preta, da periferia? Nos chamam de elitistas, racistas, preconceituosos, mas a verdade é que todos sabem, inclusive esses esquerdistas de merda, que nós somos pela meritocracia. Tudo para quem tem verdadeiramente méritos!

São essas coisas boas – odiosas na visão deles -, minha amiga, feitas durante os governos de Lula/Dilma, que provocam a ira dessa gente. Numa expressão, para sintetizar, uma política de inclusão social, de menos injustiças sociais. É isso – as ações que beneficiam os pobres – que essa gente não engole, que lhe causa asco e ódio, elevados ao paroxismo no recente episódio da farsa do Mensalão, tendo como alvos preferenciais os dirigentes petistas José Dirceu e José Genoíno.

Ah! minha querida amiga, como essa gente odeia os pobres! (Parte do ódio vai ainda por conta do Lula ser um nordestino mal-nascido, ex-pau-de-arara, operário, não ser doutor, falar “errado” o português e não saber falar inglês. Como é que fica pra nós ter um presidente desse tipo?).

Te escrevo outra carta depois pra te falar dos defeitos do PT/Lula. São muitos, você sabe, já te falei disso rapidamente, o jogo corrupto que os governos Lula/Dilma fazem para engordar mais ainda os verdadeiros donos do poder no Brasil: o grande empresariado e as transnacionais, mancomunados com a direita, os monopólios da imprensa hegemônica e a CIA/império estadunidense.

Mas, repito, não é por esses defeitos que a maioria das pessoas de classe média odeia o PT, odeia, sim, pelas qualidades que resumi acima.

Até breve, minha amiga, beijo, me queira bem, apesar da política.

Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Nunca vi tanta merda escrita junta!! Quanto de imposto você paga pra bancar os programas sociais? tem gente vivendo de fazer filho afinal de contas quanto mais filho mais dinheiro.. acha que é mentira ? vem pro interior do país nas cidades pequenas ai você me fala!! cota para negros em universidades ? quer uma forma maior de racismo que isso? é dizer que eles são inferiores e só vão conseguir entrar através de cotas tenho vários amigos negros que repudiam o esquema de cotas, os próprios negros vendiam seus irmãos la na africa e agora só porque eu sou branco tenho que ralar mais? é justo eu ser prejudicado por um crime que não cometi? não fui eu que escravizei alguém se for assim vamos prender os filhos de assassinos, afinal de contas o pai dele cometeu um crime, mais não aqui no brasil nós recompensamos os bandidos, é mais fácil nós darmos um auxilio ao filho do criminoso que matou sua mãe, pai, filho ou filha e o pior de tudo com o seu dinheiro e as vezes a família do criminoso vai estar mais bem amparada que a sua.
Sou classe média e não sou contra o pt sou contra a corrupção e a essa politica de reeleição que existe nesse país.
Anônimo disse…
"cota para negros em universidades ? quer uma forma maior de racismo que isso?" É eu sou negro e não acho que as cotas são justas. Mas me diga, quantos professores negros você teve? Por quantos medicos negros você ja foi atendido? Poucos? Provavelmente. Estranho não é mesmo? Um país onde 50% da populção se diz não branca e a representatividade some nós emprgos de alta renda. " os próprios negros vendiam seus irmãos la na africa e agora só porque eu sou branco tenho que ralar mais?" Os proprios negros? Essa é a historia que os racistas escreveram no seu livor de historia. E os gregos não vendiam membros dos povos derrotados por eles? Os Chineses em suas guerras de 500 não vendiam os escravos? Isso não é inerente aos povos africanos. E "ralar mais?" você não vai ralar,por que preto correndo é ladrão meu caro, então quando a senhora não atravessar a rua por que você esta se aproximando de terno e gravata pense denovo: vou ter que ralar mais ainda? "não fui eu que escravizei alguém" a culpa não é sua claro, mas você simplesmente fecha os olhos as pessoas que precisam de ajuda? Pessoas que so queriam uma vida melhor para seus familiares que morreram por causa de uma operção no morro? Você já parou para pensar por que as pessoas roubam??? Um jovem numa realidade na favela onde seu empregador simplesmente não o aceita independente de seu mestrado em 2 áreas de conhecimento necessarias e dezenas de artigos publicados??? Não meu caro, covê não tem que ralar mais, e não isso não é corrupção, é uma MULETA, ela não resolve o problema, mas AUXILIA na seu tratamento.