MORRE, AOS 102 ANOS, GENERAL VIETNAMITA PIVÔ DA VITÓRIA CONTRA OS EUA


General vietnamita Vo Nguyen Giap foi uma importante figura da história contemporânea (Foto: Agência EFE)
Vo Nguyen Giap era um dos personagens mais admirados entre a juventude vietnamita, atrás apenas de Ho Chi Minh
 
Por Opera Mundi, de 04/10/2013
 
Herói militar da independência do Vietnã e da vitória contra os Estados Unidos, o general Vo Nguyen Giap morreu nesta sexta-feira (04/10) aos 102 anos no hospital militar de Hanói, capital do país. O oficial, conhecido como “Napoleão Vermelho”, teve papel fundamental nas guerras contra a ocupação francesa e norte-americana, alcançando posição de destaque no governo e entre a população.
Giap era o último membro vivo da guarda revolucionária vietnamita e estava internado desde 2011. Seu falecimento ainda não foi anunciado pelas autoridades, mas fontes anônimas próximas ao militar divulgaram a notícia para meios de comunicação locais.

Segundo pesquisas de opinião, o legado do general é considerado o segundo mais importante pela população do Vietnã, estando atrás apenas do presidente e revolucionário Ho Chi Min, que liderou a independência do país. O general comandou as guerrilhas que lutaram contra as forças colonialistas francesas, estando por trás de uma estratégia inovadora, que, até os dias atuais, é estudada por militares.
 

Comentários