JUAN E EVA, UMA AULA DE ARGENTINA (vídeo)



O enredo conta como Juan e Eva (Perón e Evita) se conheceram e mostra a rotina de Perón no governo (Foto: O Cafezinho)
Por Miguel do Rosário, em seu blog O Cafezinho, de 26/10/2013

Estreou neste fim de semana um filme que ajuda a suprir uma vergonhosa lacuna na cultura brasileira, que é a falta de conhecimento sobre a história de nosso principal vizinho, a Argentina. Claro que a nossa mídia tem culpa importante nisso. Se Obama espirrar, a cena aparece no mesmo dia no Jornal Nacional. Sobre a Argentina, nada.


Ou antes, a Argentina aparece na mídia apenas em pautas negativas. Não se dá nenhum destaque ao fato da Argentina ser o nosso parceiro comercial mais importante, porque importa produtos brasileiros industrializados, e paga os melhores preços.


China, Europa, EUA, compram muita coisa do Brasil, mas quase só matérias-primas de baixo valor agregado. A Argentina importa autopeças, tratores, máquinas, equipamentos elétricos, tecidos, sapatos. Não fosse a Argentina, aí sim, o Brasil teria se desindustrializado de vez.


Essa é mais uma razão para nos esforçamos para conhecer melhor a Argentina, e aí volto ao filme do qual falava no início do post. O filme é Juan e Eva, uma história de amor. Apesar do título, não é uma história romântica melosa, e sim uma narrativa cheia de ação e suspense.





Comentários