POLÍCIA ENTRA EM CONFRONTO COM MANIFESTANTES NA CIDADE DO MÉXICO

O confronto ocorreu na praça Zócalo, no centro da capital mexicana (Foto: EFE/Opera Mundi)
Segundo agência, 31 pessoas foram presas e outras 15 ficaram feridas; protesto é liderado por professores

Por Opera Mundi, de 14/09/2013

A polícia mexicana removeu nesta sexta-feira (14/09) os manifestantes que protestavam na praça Zócalo, a principal da Cidade do México, há cerca de um mês. Segundo a agência Efe, 31 pessoas foram presas e outras 15 ficaram feridas.

A praça foi desocupada, de acordo com a Reuters, por conta das comemorações da independência mexicana neste domingo. O presidente Enrique Peña Nieto deve fazer um discurso para marcar a data.


Segundo a polícia, foram lançados coquetéis molotov pelos manifestantes. As forças de segurança utilizaram caminhões de água para dispersar a multidão. Nenhum dos detidos era professor, afirmou o Ministério do Interior do México.

Depois da operação de retirada, a maioria dos professores foi para a praça situada em frente ao Monumento à Revolução, enquanto uma comissão da Coordenadora Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE) se dirigiu à Secretaria de Governo para iniciar um diálogo com as autoridades federais, que durou menos de uma hora. O conteúdo da conversa não foi revelado.

O protesto na praça Zócalo é feito, basicamente, por professores, que vêm protestando contra reformas educacionais propostas por Peña Nieto. Entre as mudanças propostas pelo presidente do país, estão avaliações docentes e o fim da hereditariedade do cargo de professor – é possível transmiti-lo de pai para filho.

Comentários