GRITO DOS EXCLUÍDOS ABAFA O MIADO DA EXTREMA DIREITA NO 7 DE SETEMBRO


O Grito dos Excluídos chega à sua 19ª edição, neste 7 de Setembro, com uma agenda ainda mais progressista
Por Fr. Marcos Sassatelli, de Goiânia - do jornal digital Correio do Brasil, de 05/09/2013

O Grito dos Excluídos chega à sua 19ª edição, neste 7 de Setembro, com uma agenda ainda mais progressista.

Em artigo exclusivo para o Correio do Brasil, intitulado Juventude que ousa lutar constrói o Projeto Popular, o frade dominicano Marcos Sassatelli, doutor em Filosofia (USP) e em Teologia Moral (Assunção – SP), afirma que o Grito dos Excluídos, em sua 19ª edição, vai ganhar as ruas das principais cidades brasileiras como “uma manifestação popular carregada de simbolismo”. Trata-se do antídoto à convocação da extrema-direita e grupos satélites da política conservadora para o protesto do próximo sábado, durante os festejos do Dia da Independência.

Segundo Sassatelli, “precisamos ter claro que o Estado, como temos hoje no Brasil, é a forma de organização da classe dominante”.


“É fundamental que os trabalhadores e trabalhadoras tenham um projeto que coloque no centro os interesses do Projeto Popular para o Brasil”, afirmou o professor e religioso.

Leia agora o artigo, na íntegra, no Correio do Brasil:


Algumas programações do Grito dos Excluídos nos estados neste sábado, dia 7, conforme noticiado na blogosfera:

Rio de Janeiro (RJ) -  Concentração às 9 horas na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua Uruguaiana, no centro do Rio;

São Paulo (SP) - Missa às 8 horas na Catedral da Sé, no centro velho. Ato público a partir das 9 horas na frente da catedral. Depois caminhada até o Parque da Independência, no Ipiranga.

Goiânia (GO) - Concentração às 8 horas na Praça Universitária. Caminhada, com parada na Catedral, até a Praça Cívica.

Belo Horizonte (MG) - Concentração às 8 horas no Viaduto Santa Tereza, seguindo caminhada até a Praça Sete, no centro da capital mineira;

Salvador (BA) - O grito dos baianos, tradicionalmente, é durante a tarde, com concentração no Campo Grande e caminhada pela Avenida Sete de Setembro, em direção à Piedade e Praça Castro Alves, no centro da cidade. Não sei se este ano houve alguma modificação.

Comentários