CARTER CRITICA POSSÍVEL ATAQUE MILITAR DOS EUA À SÍRIA SEM APOIO INTERNACIONAL



Ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter (Foto: Aporrea)
O ex-presidente estadunidense Jimmy Carter afirmou no sábado, dia 31, que um eventual ataque militar por parte dos EUA contra a  Síria sem respaldo internacional "seria ilegal e improvável que altere o curso da guerra".

Por Prensa Web YVKE – reproduzido do portal venezuelano Aporrea.org, de 31/08/2013

"Uma resposta militar punitiva sem o mandato do Conselho de Segurança da ONU ou o amplo apoio da OTAN e da Liga Árabe seria ilegal sob as normas internacionais e improvável que altere o curso da guerra", afirmou num comunicado do Centro Carter, de Atlanta, a organização não governamental fundada pelo ex-mandatário democrata (1977-1981).

Carter acrescentou que o ataque militar apenas dos EUA "só endureceria as posições existentes e retardaria um extremamente necessário processo político que ponha fim à catastrófica violência" na Síria.

Por isso, instou a buscar "consenso" em toda a comunidade internacional, incluindo a Rússia e o Irã, para condenar o uso de armas químicas na Síria e colocar "sob supervisão" da ONU as reservas de armas químicas do país.

"É fundamental determinar os fatos do ataque (com armas químicas) e apresentá-los à opinião pública. Aqueles responsáveis pelo seu uso devem assumir a responsabilidade pessoal", concluiu Carter em seu breve comunicado.

Comentários