domingo, 22 de setembro de 2013

A INSENSATEZ ENTREGUISTA CONTRA A PETROBRÁS

O senador Roberto Requião (PMDB-Paraná) propõe decreto para suspender leilão de Libra e coordena ações contra "insensatez entreguista" O projeto foi apresentado na quinta-feira (12), no plenário do Senado. A proposta de Decreto Legislativo suspende o leilão do supercampo de petróleo de Libra, programado para o dia 21 de outubro.

Por Rede Democrática, postagem de 22/09/2013

Foi pedido urgência para a votação do projeto e se afirmou que a sustação do leilão, depois que foi revelada a espionagem norte-americana sobre a Petrobrás, transformou-se também em uma questão de soberania nacional. Os senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) também assinam  a proposta de Decreto Legislativo. Antes de seu pronunciamento, pela manhã, Requião reuniu-se em seu gabinete com um grupo de engenheiros, sindicalistas e advogados para debater um conjunto de iniciativas que busquem impedir o leilão de Libra.

Submeter a Petrobrás e a ANP - Agência Nacional do Petróleo à fiscalização

A princípio, eles acordaram as seguintes providências imediatas: Ação Popular contra o leilão; Mandado de Segurança para sustar o pregão do dia 21 de outubro; proposta de Decreto Legislativo para impedir a alienação de Libra (já apresentada por Requião no plenário); submeter a Petrobrás e a Agência Nacional do Petróleo a procedimento de fiscalização, por parte da Comissão de Meio Ambiente, Consumidor, Fiscalização e Controle do Senado.

Participaram de reunião o engenheiro Fernando Siqueira, da Associação dos Engenheiros da Petrobrás, Paulo Metri, do Clube de Engenharia, o ex-deputado federal e advogado Vivaldo Barbosa, João Antônio de Moraes, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros, a FUP , e Luís Araújo, do gabinete do senador Randolfe Rodrigues.

Os engenheiros Siqueira e Metri estão entre os maiores especialistas em petróleo do Brasil e mantêm uma forte oposição à entrega do petróleo brasileiro para as multinacionais e, como Requião, consideram o leilão de Libra um crime contra o país. 

Ainda pela manhã da quinta-feira, na Comissão de Relações Exteriores, o senador Roberto Requião sugeriu a inclusão do engenheiro Fernando Siqueira nas audiências públicas conjuntas da CRE e da CAE, nos dias 17 e 18/setembro, com as presidentes da Petrobrás e da Agência Nacional de Petróleo. A presença do dirigente da AEPET, argumentou o senador, é uma forma de garantir o contraditório nas oitivas.

Requião comunicou ainda que o líder do PMDB no Senado, Eunício de Oliveira (CE), aceitou sua sugestão de convidar Fernando Siqueira para falar sobre o leilão de Libra na reunião da bancada do partido na Casa, na próxima terça-feira. Conheça o texto do projeto de Decreto Legislativo que suspende o leilão do megacampo de Libra: PDL 203/2013.
 

Nenhum comentário: