VENEZUELA: MADURO ANUNCIA DECISÕES PARA FORTALECER AS COMUNAS



“A comuna tem que ser a nova potência econômica na base do povo, potencializando a capacidade de trabalho solidário, a produtividade, a cultura e o valor do trabalho, trabalho e mais trabalho em função da comunidade, da sociedade”.

Por CiudadCCS (jornal do município de Libertador/Caracas), de 23/08/2013 – reproduzido do portal Aporrea.org

Caracas - Durante o Diálogo Bolivariano número 26, o presidente da República, Nicolás Maduro, anunciou um conjunto de decisões com a finalidade de reimpulsionar as comunas no país.

Entre as novas medidas está a transformação do Ministério para as Comunas e Proteção Social, que agora se chamará Ministério para as Comunas e Movimentos Sociais, enquanto que para a área de Proteção Social se criará uma superintendência nacional.

“É uma reestruturação funcional necessária. O companheiro (Reinaldo) Iturriza agora vai se dedicar ao ministério exclusivamente das comunas e movimentos sociais”, disse o mandatário no bairro de 23 de Janeiro, onde teve um encontro com os “comuneros” do Distrito Capital.

Explicou que a nova superintendência nacional estará vinculada à Presidência e coordenará as missões: Negra Hipólita, Menino Jesus, Em Amor Maior (pessoas idosas), Filhas e Filhos da Venezuela e José Gregorio Hernández, assim como a Fundação Menino Simón e o Instituto Autônomo de Direitos dos Meninos, Meninas e Adolescentes (Idena).

Reimpulso comunal

Maduro informou que nos dias 7 e 8 de setembro se realizará a jornada nacional de ativação e censo de todas as comunas e conselhos comunais do país, como parte do reimpulso e multiplicação dos projetos comunais.

“Eu vou percorrer vários estados para presenciar a ativação e o censo (…) eu quero ver conselhos comunais na rua, pintando a escola, fazendo uma obra, um mural”, expressou.

Anunciou também que na próxima segunda-feira será ativada uma comissão presidencial para a construção das comunas.

Em tal sentido, propôs a metodologia investigação-ação-reflexão durante a segunda fase do Governo de Rua, dedicada à construção das comunas.

Igualmente convidou  os “comuneros” a desenvolver um plano de trabalho na rua.

O mandatário também assinalou a criação da Escola de Televisão, Rádio e Imprensa Comunal para a formação de comunicadores comunais.

“TV Comunas deve ser a melhor do país e do mundo”, indicou.

Investindo na comunicação popular

Por sua parte, o candidato da Revolução à Prefeitura Metropolitana, Ernesto Villegas (jornalista, deixou o Ministério da Comunicação e Informação ao assumir a candidatura), celebrou a criação da Escola de Comunicação Comunal.

“No campo da comunicação popular é emocionante escutar esta nova fisionomia revolucionária que se propõe com a criação da TV Comunas e desta escola para que ande de mãos dadas o conhecimento combinado com a prática”, destacou.

O presidente Maduro pediu às comunas que se somem à Grande Missão Vivienda (Moradia) Venezuela (GMVV) e ao Plano Barrio Novo, Barrio Tricolor (“barrio” na Venezuela não é o mesmo que “bairro” no Brasil, significa bairro pobre, favela, invasão, morro).

O chefe de Estado propôs incrementar a economia comunal a fim de desenvolver um poderoso sistema financeiro comunal que “nos permita produzir tudo e nos ajude a incrementar a felicidade social, o bem-estar e o viver-bem do povo venezuelano”.

Sugeriu: “A comuna tem que ser a nova potência econômica na base do povo, potencializando a capacidade de trabalho solidário, a produtividade, a cultura e o valor do trabalho, trabalho e mais trabalho em função da comunidade, da sociedade”.

Finalmente, encomendou à parte de seu ministério econômico realizar uma reunião imediatamente para revisar e identificar as fontes da matéria prima que se utilizam nas comunas para a execução de seus projetos.

Com o objetivo de cumprir tal tarefa, pediu aos ministros das Indústrias, Ricardo Menéndez; da Agricultura e Terras, Iván Gil; e das Finanças, Nelson Merentes, que se reúnam na próxima segunda-feira.

Comentários