RAMONET: "MI PRIMERA VIDA" DESCREVE COMO CHÁVEZ SE FEZ CHÁVEZ



El periodista español Ignacio Ramonet
Jornalista Ignacio Ramonet, ex-diretor da edição em espanhol do Le Monde Diplomatique (Foto: Aporrea)
A biografia percorre desde a sua infância até assumir a Presidência

Por Correo del Orinoco (jornal estatal da Venezuela) - reproduzido do portal Aporrea.org, de 29/07/2013


De Caracas - No domingo (dia 28/julho) foi lançado o livro “Mi primera vida”, de Ignacio Ramonet, onde se narra a história do Comandante Eterno Hugo Chávez, “antes de ser Chávez”, o líder revolucionário que conduziu a nova Venezuela com sentido patriótico e de orgulho nacional.

O livro retrata largas conversações de sua vida, desde seu nascimento, as horas de lazer e as lições aprendidas em sua terra natal Sabaneta, estado de Barinas, até se formar no homem que ganhou as eleições presidenciais com a grande motivação de fazer justiça social pelo povo, inspirado nos ideais bolivarianos para construir a pátria verdadeira, soberana e independente.

Durante a apresentação do texto, nos atos realizados pelo que seria o 59º. aniversário de Chávez, transmitidos por VTV (Venezuelana de Televisão – emissora estatal) de Sabaneta, estado de Barinas, Ramonet detalhou que as conversações, que manteve durante três anos com o líder bolivariano, começaram passeando pelas ruas do povoado.

“Os 10 primeiros anos do presidente que ele passa neste pequeno povoado, que era muito pequenino naquela época, foram fundamentais. Toda pessoa que leia o livro entenderá até que ponto o que aqui ocorreu nesses 10 anos constituiu a base humana e política do presidente Chávez”, disse.

Destacou que foi em Sabaneta onde Chávez aprendeu de sua avó a ser hábil com suas mãos, a conhecer sociologicamente as pessoas, e com seus pais o valor da educação e a formação, chegando a ser um destacado aluno na escola e na Academia Militar.

A chuva

“Chávez diz, ‘quando eu nasci Sabaneta era um povoadozinho de quatro ruas que inundava quando chovia”, disse recordando outras histórias que o relacionam com a chuva, como o “aguaceiro” que caía na madrugada de seu nascimento.

Ramonet expressou que o livro mostra “quem foi Chávez antes de ser Chávez”, descrevendo como se construiu intelectualmente, politicamente e socialmente antes de assumir as rédeas do país como líder máximo.

“O livro nos ajuda a compreender como um menino tão humilde chega a ser presidente e pôde se transformar no líder latino-americano mais importante depois de Fidel Castro, que mudou a geopolítica da região”, apontou.

Por sua vez, o presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, durante o lançamento, destacou que o livro é “a biografia mais completa e exata de Hugo Chávez” porque a descreveu ele mesmo.

Comentários