ESCÂNDALO: NINGUÉM VÊ A VERDADEIRA CORRUPÇÃO NO BRASIL



"Maria Lucia Fatorelli: Banqueiros capturaram o Estado brasileiro; auditoria levaria a desconto de 70% na dívida; BC mascara dados" (blog Viomundo, de 12/08/2013)

De Belo Horizonte (MG) - Ninguém, claro, é força de expressão, mas, proporcionalmente, é quase ninguém. Os poucos que sabem até esquecem, porque o assunto nunca aparece na grande imprensa (ou na “mídia gorda”, como dizia – anda sumido, fazendo falta - o Milton Severiano, Miltainho para os íntimos, o que não é meu caso).

Uma vez, aqui mesmo neste meu blog, no ano de 2009 – me lembro porque na época eu estava em Curitiba – escrevi deblaterando contra o que gosto de chamar “a verdadeira corrupção”. Foi encima da divulgação da auditoria da dívida do Equador, mandada fazer pelo presidente Rafael Correa, que resultou na revelação da inacreditável roubalheira dos banqueiros, com a conivência e cumplicidade de governos entreguistas e anti-povo.

Longe de mim pretender minimizar a corrupção disseminada em cada canto do país, enchendo o bolso de empresários, políticos, governantes e funcionários públicos, um troço, aliás, que tem tudo a ver com o sistema capitalista, que é o sistema onde se exalta o ganhar dinheiro custe o que custar (o famigerado “make money” estadunidense). Vale inclusive botar o pé no pescoço da mãe. Tem tudo a ver também com a falta de participação popular no governo das coisas de interesse público. Desses casos de corrupção até que a mídia hegemônica fala, embora muito seletivamente.

Mas, o que mais me importa agora: tente memorizar pra quando estiver batendo papo com os amigos sobre o que é “a verdadeira corrupção”: 134 bilhões de reais somente de juros e encargos da dívida e somente no ano de 2012 (está tudo bem amarrado no Viomundo). Compare este valor com o orçamento da União para a saúde ou para a educação, por exemplo, e você vai sentir o tamanho do escândalo.  

A brasileira Maria Lúcia Fatorelli, que está aí na foto e no destaque acima, participou da mencionada auditoria a convite do governo equatoriano e agora volta a matracar o escandaloso tema em entrevista concedida ao excelente Viomundo, de Luiz Carlos Azenha e Conceição Lemes. O destaque acima é o título da matéria. O Azenha é mestre em destrinchar as coisas.

Comentários