(VÍDEO) O NOME DA PAZ É JUSTIÇA: VOZES DAS FARC-EP (COLÔMBIA)



No verão de 2012 foi anunciado o início duma mesa de negociação entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército Popular. Os novos diálogos são um acontecimento de transcendência histórica tanto para o povo colombiano como para os povos do continente. Nas conversações está em jogo a possibilidade duma saída política para o conflito social e armado que vem castigando o país há mais de 50 anos.

O Nome da Paz é Justiça é um documentário da Equipe EDC que nos leva a Havana, lugar onde se desenrolam as negociações. Lá escutamos as vozes de diversas personalidades da delegação das FARC-EP, entre eles os comandantes Ricardo Téllez, Jesús Santrich, Andrés Paris e Marco León Calarcá, junto com a internacionalista Alexandra Nariño, as guerrilheiras Camila Cienfuegos e Diana Grajales, e o músico Jaime Nevado.

Rico em histórias pessoais, o documentário relata a vida cotidiana e a cultura na guerrilha. Mas o tema central é a longa busca duma paz duradoura pela organização político-militar. Para as FARC, a paz é sinônimo de justiça social; se alcançará a verdadeira paz eliminando as raízes do conflito: a desigualdade extrema, a desenfreada entrega do país às empresas transnacionaos e a exclusão violenta do povo da vida política colombiana.

Comentários