MADURO AOS SECUNDARISTAS: A DIREITA QUER TRAZER O MODELO EDUCATIVO PRIVATIZADOR



O presidente Nicolás Maduro participou da Assembleia de Jovens da Educação Média na capital venezuelana (Foto: AVN)
Destacou que a juventude de agora é que dirigirá o país em 2050. “Aqui está o Presidente desta época e tenho certeza que um jovem revolucionário comandará este país e a burguesia apátrida será uma triste recordação”.

Por: Ciudad Caracas (jornal do município de Libertador/Caracas) – traduzido do portal Aporrea.org, de 20/07/2013)

De Caracas - “Nos anos 70 a juventude se lançava às ruas e por isso se pôde barrar a privatização massiva da educação. Podemos comparar com a situação atual do Chile, onde a educação é privada, e é esse o modelo que quer trazer a direita apátrida”. Foram as palavras do presidente Nicolás Maduro quando encabeçou a Assembleia de Jovens da Educação Média (secundaristas) realizada na manhã de ontem, dia 19, no Forte Tiuna, na capital venezuelana.

O ato reuniu numerosos jovens de mais de 4 mil liceus do país, que agora serão Missionários da Pátria em suas respectivas instituições. O mandatário nacional ressaltou que “querem impor na Venezuela a privatização da educação como no Chile. Isso é o que vão buscar no Chile: modelos privatizadores que o povo repudia nas ruas massivamente”.

Recordou que “faz anos sempre tínhamos que chamar à marcha, às ruas, porque nos matavam companheiros. Com repressão a burguesia apátrida respondia aos jovens”, disse, e enfatizou que à  nova geração “lhe toca viver uma nova história”.

“Podem contar com todo o apoio deste Presidente que vem das lutas estudantis e operárias. Contem comigo, é uma só luta, este jovem que está aqui, que faz anos estava fazendo cartazes, distribuindo jornais estudantis e hoje, por coisas da vida e por Hugo Chávez Frías, sou o Presidente constitucional da Venezuela”, acrescentou, lembrando que o legado de Chávez converge precisamente para os jovens venezuelanos.

O chefe de Estado, mostrando uma inegável alegria e energia, externou uma felicitação aos novos vestibulandos venezuelanos e os chamou filhos e filhas da Revolução, em meio duma grande ovação.

“Nunca vimos uma juventude tão maravilhosa, vocês têm uma maravilha na sua mente e no seu coração”, expressou, fazendo um chamado ao movimento estudantil.

“O que seria de vocês se mandasse a burguesia? Graças a Chávez e à história vocês são jovens livres e rebeldes”, afirmou.

Destacou que a juventude de agora é que dirigirá o país em 2050. “Aqui está o Presidente desta época e tenho certeza que um jovem revolucionário comandará este país e a burguesia apátrida será uma triste recordação”, refletiu.

“Vocês estão no centro de todas estas iniciativas. Vão crescendo como seres humanos e têm que ser os protagonistas do socialismo”, disse.

“Um homem chamado povo”

Maduro felicitou os ganhadores do concurso Arte Jovem, promovido pelo Ministério da Juventude e inclusive declamou o poema vencedor chamado “Um homem chamado povo”, escrito por uma garota de 12 anos em homenagem ao Comandante Eterno Hugo Chávez.

A assembleia juvenil também serviu para que surgissem diversas propostas, como a criação dum programa televisivo permanente dentro do Sistema Bolivariano de Comunicação e Informação.

A ideia do presidente da República é transmitir diariamente o trabalho que fazem os jovens das escolas secundárias e universidades do país, dando a conhecer sua produção acadêmica em diversas áreas, mostrando o impulso na construção da sociedade socialista.

Prêmio aos melhores estudantes

O presidente Maduro aprovou a realização dum plano especial de férias para os três melhores estudantes de colégios do país, assim como para os três melhores estudantes do quinto ano de educação diversificada.

Para os que se destaquem no quinto ano as férias poderiam ser desfrutadas em lugares turísticos do país, como Canaima, Caracas, Morrocoy, Cumaná, Puerto La Cruz, a ilha de Margarita e Mérida.

Para os melhores estudantes de cada estado foi proposto que sejam premiados com viagens a Cuba, Uruguai e Argentina.

“Chávez, o líder que nos encheu a alma de patriotismo”

Palavras de Maduro:

“Todos os secundaristas (“liceístas”) têm que ser esportistas. Os liceus têm que ser uma potência esportiva e ter um delegado esportivo por seção. Também na área cultural e recreativa têm todo o apoio do Governo Revolucionário. Além disso, é importante a organização política, cátedras bolivarianas dum Bolívar vivo”.

“Quando eu conheci Hugo Chávez e ele propôs sua ideia revolucionária, duvidei de que fosse certa, me pareceu que era uma enrolação. Mas ao se produzir o movimento insurrecional de 1992 (levante militar – ou tentativa de golpe militar – comandado pelo então tenente-coronel Hugo Chávez) não conheço um dia em que eu não tenha trabalhado pela causa de Chávez, o líder que nos encheu a alma de patriotismo”.

“De 27 de julho até 4 de agosto celebraremos o 59º. aniversário de Hugo Chávez e ordeno que se faça uma réplica do mural do vencedor do concurso Arte Jovem em todas as Unidades de Batalha Hugo Chávez”.

Comentários