PRESIDENTE DA BOLÍVIA EXPULSA A USAID

Por Mário Augusto Jakobskind, no portal Rede Democrática, de 01/05/2013

O Presidente da Bolívia, Evo Morales (foto), anunciou neste 1 de maio, Dia do Trabalhador, a expulsão do país do Agência Internacional de Desenvolvimento dos Estados Unidos (USAID).



Ao fazer o anúncio, Morales disse que “os Estados Unidos continuam conspirando, por isso decidimos expulsar a USAID” e prosseguiu: “Nunca mais Usaid”.

Em seguida, Morales pediu ao Ministro do Exterior David Choquehuanca que comunicasse imediatamente a decisão à Embaixada norte-americana.

Da mesma forma que na Bolívia, a USAID age em outros países da América Latina de forma conspirativa, mas nem todos os governo agem da mesma forma que Evo Morales e preferem silenciar diante de fatos comprovados como as conspirações e intromissões em assuntos internos.

É bem provável que nas próximas horas surjam editoriais na mídia de mercado criticando a medida adotada por Evo Morales. Não percam por esperar.

Poucos dias antes do anúncio de Morales, o Parlamento do Uruguai votava solicitação do governo José Mujica confirmando a vigência do acordo militar com os Estados Unidos, de 1953.

Como sempre acontece nestas horas apareceu um senador para justificar a votação. Gustavo Penadés, do Partido Nacional, usando argumentos típicos de colonizados, afirmou que agora será possível contar com a tecnologia que, de outra forma, as Forças Armadas uruguaias não teriam condição de ter.

Trata-se de um típico argumento digno de editoriais de O Globo.

Comentários