VENEZUELA: MADURO E UMA VITÓRIA PÍRRICA

Nicolás Maduro no domingo (ontem) de eleição: o chavismo, agora sem Chávez, terá tempos ainda mais difíceis, alertam os estudiosos (Foto: sítio web de VTV)
Por Atilio Boron, cientista político argentino (traduzido do seu blog, de 15/04/2013)

Ganhou Maduro!, que era absolutamente fundamental. Mas ganhou a duras penas, o que converte em algo essencial, urgente e importante desentranhar as causas da baixa sofrida pelo chavismo e o impressionante aumento da direita nos últimos dois ou três anos. 

Vêm aí tempos muito difíceis, e se não fazemos uma autocrítica radical e não se aplicam os necessários corretivos na gestão governamental creio que poderíamos terminar entrando num ciclo descendente muito difícil de se reverter. O projeto revolucionário está em risco. Oxalá me equivoque, mas os sintomas postos em evidência ontem (dia 14) falam da gravidade de certos problemas que requerem imediato tratamento. 

Com certeza, a direita contribuiu decisivamente para criar um mal-estar social e um mal-humor público com suas frequentes sabotagens econômicas, o desabastecimento de produtos essenciais, a fuga de divisas, os cortes de energia elétrica, etc. Porém já sabíamos que ela ia atuar desta maneira. 

Espero reunir alguns antecedentes para escrever algo sobre o tema ainda hoje.

Comentários