VIOLÊNCIA PELAS TERRAS DO PARÁ: TEM O GRUPO DO FERNANDINHO BEIRA MAR, TEM O GRUPO DO DANIEL DANTAS...


Por José Coutinho Júnior, da Página do MST, de 27/02/2013 (Título original: Ofensiva das empresas intensifica violência no Pará. O título acima é deste blog)

O Pará é o estado brasileiro com maior índice de trabalho escravo, crimes ambientais e assassinato de trabalhadores no campo que lutam pela terra.

Segundo Mercedes Zuliani, da Direção Nacional do MST no Pará, essa situação ocorre porque a atuação do agronegócio e das grandes empresas, com conivência do Estado, espoliam os recursos naturais e as terras da região, expulsando violentamente os trabalhadores que contestam essa lógica de desenvolvimento. 

“A impunidade gera mais violência, outros casos e outros assassinatos. Quem faz uma, duas vezes, vê que não acontece nada, que os crimes continuam impunes e a sociedade permite isso, causa cada vez mais violência”.

Confira a entrevista de Mercedes para a Página do MST sobre a violência no estado do Pará: 

Quantos acampamentos e assentamentos do MST existem no estado? Eles são alvo de violência?

Temos seis acampamentos e seis assentamentos.

Há um conflito permanente em todos os acampamnetos, porque além das empresas, temos uma situação de compra e utilização das terras para especulação e lavagem de dinheiro.

Tem situações no sul do Pará em que o grupo do Fernandinho Beira-Mar compra terras para lavar dinheiro.

Temos no sudeste do estado a ação do Grupo Santa Bárbara, ligado ao Banco Opportunity, do Daniel Dantas, que tem usado de trabalho escravo e invadido terras públicas para a especulação. Utiliza de muita violência por meio das escoltas armadas.

A violência contra os trabalhadores por meio das escoltas armadas é constante, assim como o trabalho escravo. Há um conflito permanente nessa região, nos acampamentos principalmente, pois estes estão em terra pública, e vem denunciando a questão do crime ambiental, do trabalho escravo e da violência por essas escoltas armadas, que são os seguranças dessas grandes fazendas. 

Os assentamentos tem disputado um pouco mais com os projetos da Vale, então temos assentamentos atingidos diretamente, onde passa o trilho da empresa por exemplo tem ocorrido muitas mortes, há a questão da retirada de famílias de alguns territórios para se duplicar a ferrovia, além de outros danos ao meio ambiente e vida dos trabalhadores que são atingidos por esse impacto da mineração.

(Para ler mais)

Comentários