NESTA MESA HÁ 30 ANOS DE HISTÓRIA DO SINDICALISMO BANCÁRIO DA BAHIA

É NESTA MESA (da dir. para esq.): George Sá, Edelson Ferreira, Jadson Oliveira, Valdimiro Lustosa, Álvaro Gomes, Goiano (José Donizete), José Costa e sua mulher Lia (Foto: João Ubaldo)
De Salvador (Bahia) - Esta roda se formou na noite da sexta-feira, dia 22, quando o Sindicato dos Bancários da Bahia fez uma animada festa para marcar a passagem dos 80 anos da entidade (1933-2013). Estão retratados ex-bancários e bancários aposentados/licenciado (depois falo na exceção), que ostentam em suas respectivas biografias o fato de terem passado pela militância do sindicalismo de sua categoria, sempre pelas esquerdas, diga-se de passagem.

São pessoas que podem contar alguma parte da história das lutas dos bancários - contra os poderosos banqueiros/patrões, contra os pelegos e contra a repressão da ditadura e de governos ditos democráticos -, de meados da década de 1960 até 1990/2000, com base nas próprias vivências pessoais. Vamos a um brevíssimo relatório (continuamos da direita para a esquerda):

1 - George Sá (foto), economista do antigo Baneb. Fez parte de duas chapas de oposição que disputaram a diretoria do sindicato em 1965 e 1968, ou seja, no período pós-golpe de 64 e até o famigerado AI-5. Foi "vetado" pelos famosos "órgãos de segurança" nas duas ocasiões. Na década seguinte, atuou nos bastidores como importante suporte da Oposição Bancária.

2 - Edelson Ferreira - era do antigo Banorte, ativista sindical destacado na década de 1970, tendo sido o cabeça da chapa que disputou (e perdeu) a direção do sindicato em 1978. Foi militante clandestino do PCdoB. Teve outras atividades políticas e sociais, sempre de cunho progressista. Depois de cinquentão, está estudando Geografia na Universidade Federal da Bahia.

3 - Jadson Oliveira, este repórter/blogueiro que vos fala: participei da Chapa Verde, de oposição, em 1975, que foi "vetada" pelos mesmos (?) "órgãos de segurança". Na juventude trabalhei no Baneb. Militei também no PCdoB. Terminei tendo uma participação especial - pelo menos pra mim e pra este meu blog - nas comemorações dos 80 anos: é que aproveitei o momento e escrevi e publiquei aqui no Evidentemente o relato da minha militância sindical (minha e dos companheiros, alguns inclusive estão "nesta mesa"). O relato, dividido em três partes, foi postado na semana da festa - dias 18, 20 e 22.

4 - Valdimiro Lustosa (foto, com Edna), mais conhecido por Lustosa, participou do movimento de oposição na década de 70 e integrou a chapa de 1981, que conseguiu derrubar finalmente a pelegagem. Em seguida, como empregado do Baneb, liderou um reconhecido trabalho à frente da Casseb, caixa de assistência à saúde do pessoal do banco.

5 - Álvaro Gomes, para os íntimos Alvinho - iniciou a militância na oposição sindical lá pelo final da década de 1970. Foi eleito cinco vezes presidente do sindicato (a primeira em 1987). Está no terceiro mandato de deputado estadual pelo PCdoB. Se diz sindicalista, "estou deputado". (Para ser exato, não fazia parte da nossa mesa, mas esteve por lá - e foi bem recebido, claro - para cumprimentar os ex-companheiros de militância).

6 - O popular Goiano, José Donizete (foto, ao lado de Edelson), ativista da Oposição Bancária também na década de 70. Integrou a diretoria que dirigiu o sindicato a partir de 1981 com a derrota dos pelegos da ditadura. Trabalhou em seguida na assessoria da CUT Nacional e, nesse período, na condição de militante político, participou de muitos eventos dos movimentos populares, inclusive nos promovidos pela oposição sindical metalúrgica de São Paulo. Atuou ainda em outras áreas sociais, como o Projeto Velame Vivo, na Chapada Diamantina, interior da Bahia. Militou no PCdoB e depois em partidos mais à esquerda.

7 - Zé Costa (foto, com Lia) - aí está a exceção. Nunca foi bancário, mas tem uma coisa em comum conosco: foi militante sindical (e comunista, como a maioria "nesta mesa") também na década de 70, e com uma bagagem muito especial: foi o primeiro presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia na época em que o governo militar ensaiava os passos da retirada, em 1982, quando ele e seus companheiros da oposição conseguiram derrotar o famoso pelego Manoel dos Santos. 

(Para ler a cobertura da festa do aniversário do sindicato no jornal O Bancário, clique aqui)

Comentários

Companheiro Jadson, que emoção lê essa sua postagem agora pela manhã, eu que desde ontem vinha com aquele frase que vc. me falou no Rio Vermelho "O Blog, era o sonho que todo jornalista tinha de ter um Jornal" Vc é o cara. abcs. Rui Baiano Santana
Jadson disse…
Uma pequena retificação foi feita nas atividades do companheiro Goiano, a pedido do próprio. Ele explicou que não pertenceu à oposição sindical metalúrgica de São Paulo, como constava no texto original: ele trabalhou na assessoria da CUT Nacional e, no período, na condição de militante político, participou de muitos eventos dos movimentos populares, inclusive nos promovidos pela oposição sindical metalúrgica de São Paulo.
Está registrado aqui e retificado no texto da matéria.